terça-feira, 11 de maio de 2010

Um asilo transformado em sonho colorido | Imaginarius 2010

Aí está a décima edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. De 27 a 29 de Maio a cidade feirense volta a transformar-se num palco gigante, onde habitam artistas, técnicos, público... e as mais variadas personagens dos mais diversos imaginarios teatrais.
Ruas, Praças, Largos, Vielas, Jardins e Parques transformam-se neste período em palcos priveligiados de confronto directo entre o artista e o público... espaços de relação mágica entre a realidade e a ficção... e porque não em gigantes montras artísticas?
Em 2010, a criação original está mais viva do que nunca... se por um lado temos uma prisão transfomada em sala de espectáculos, por outro teremos um convento convertido em lar de memórias, um mercado que servirá para tudo menos para vender... e mesmo um espectacular projecto de teatro comunitário com a comunidade cigana. Do Porto chega um conceito há muito conhecido, embora desta feita materializado num projecto único... "Make Love not War"!
O regresso dos Persona na sua caixa branca e a estreia na rua dos, também feirenses, All About Dance são duas das marcas mais vincadas desta edição.
P.I.A. dão destaque ao nome de Portugal no que aos grandes projectos diz respeito... mas só terminamos a viagem em França depois de uma Utopia que vem de Espanha. Os "fantasminhas brincalhões" da Cie. des Quidams serão uma marca quase tão forte como o brilhante encerramento protagonizado pela Cie. Off. Nos últimos momentos convertidos num percurso de quase duas horas, os franceses, de Tours, levam-nos numa espectacular viagem pelas nossas ruas, pela nossa identidade... ou talvez não. As rodas gigantes e as cores vivas serão o selo mágico da memória deste Imaginarius.
Mas o festival não se resume às grandes produções, o programa paralelo continua vivo... o MAIS Imaginarius volta a apostar na criatividade e num leque de projectos incríveis que complementam o programa principal. Ao longo dos 3 dias, mais de uma vintena de artistas provenientes de várias partes do globo mostrarão os seus projectos no centro histórico de Santa Maria da Feira.
A contagem está iniciada... vamos para a rua!

Sem comentários: