sexta-feira, 21 de maio de 2010

Persona ft. Artane | White Box | Imaginarius 2010


Duração: 60 m
Data: 27, 28 e 29 Maio

Persona apresenta WHITE BOX

A partir de várias experiências performativas desenvolvidas pelo colectivo Artane em colaboração com a Companhia Persona, desenvolveu-se o conceito cénico da WHITE BOX, um espaço integralmente branco onde as paredes, o público e os intérpretes, envergando batas brancas, proporcionam uma superfície de projecção de 360 graus, envolvendo todos os participantes na performance.

Inspirando-se no conceito de panoptismo, chegou-se ao formato de uma tenda branca hexagonal, em que o público é posto na mesma condição dos intérpretes, onde todos podem ver tudo e todos. Um espaço interior branco, anti-séptico e atópico, tal como o conhecemos de todos os edifícios institucionais, concebido para comportar a diversidade dos seus utentes, mantendo a sua integridade uniforme.

WHITE BOX é um espectáculo que se propõe reflectir sobre a institucionalização do indivíduo e os seus efeitos inibidores de liberdade e identidade. Uma viagem ao universo interior e perturbado da Institucionalização e o desprovimento da sua condição. O resultado: o espaço impõe as regras e o indivíduo desvanece-se. A perda da identidade, da dignidade e da liberdade perante a institucionalização.

A companhia Persona, com residência permanente no Cine-Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, tem vindo a desenvolver um percurso na área das artes performativas com características únicas no panorama nacional, compreendendo áreas tão diferentes como o Teatro de Rua, Espectáculos de Palco, Animações e Projectos Multidisciplinares, consolidando uma linguagem específica assente numa metodologia de interpretação orgânica que se cruza com as mais diversas linguagens criativas e artísticas. Artane é um projecto musical e multidisciplinar de Santa Maria da Feira, envolvendo performance e multimédia.

WHITE BOX: 27 a 29 Maio / 22h00 / Estac. Av. Dr. Belchior Cardoso da Costa / >12 anos

Sem comentários: