quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cie. des Quidams | Rêve d'Herbert | Imaginarius 2010


Duração: 60 minutos (aprox)
Data: 28 e 29 Maio

RÊVE D’HERBERT

Longas silhuetas brancas avançam em andas na sombra, vestidas de telas. Parecem estar à espera não se sabe de quem.

Aparecendo ao virar de uma árvore, no canto de uma rua, contando com a única linguagem dos silêncios e dos gestos lentos; iniciam reuniões secretas, aproximam-se, afastam-se e convidam-nos por fim a segui-las...

Pouco a pouco, as cinco personagens metamorfoseiam-se em personagens volumosas de quatro metros de altura. Disformes e majestosas ao mesmo tempo, deselegantes e aéreas, como vindas de outro planeta, as suas cabeças tornam-se luminosas.

Depois, as silhuetas monstruosas puxam-nos à volta de um astro luminoso.

Ao som de uma música estranha e hipnotizante, as cinco personagens efectuam um ritual mágico que permitirá a elevação do astro no céu... Como um piscar de olhos à lua. Como num sonho!

Este espectáculo, criado em 1997 por Nikola Martin “Inko’Nito” e Jean-Baptiste Duperray “Compagnie des Quidams”, foi apresentado mais de 400 vezes no mundo inteiro.

Espectáculo encenado por Jean-Baptiste DUPERRAY, 46 anos, responsável artístico da Compagnie des Quidams. Criada em 1994, em Bourg-en-Bresse (França), a Compagnie des Quidams produziu vários espectáculos de rua: “Comme des Mômes” (1994), “PinPon” (1995),

“La Preuve Par l’Oeuf” (1996), “Faim d’Siècle” com Têtes d’Affiche (1999), “Rêve d’Herbert” com Nikola Martin - Inko’Nito (1997), “A Ciel ouvert” (2002), “Kendama” (2007) e um espectáculo para público jovem: “Hitchcoq en Pâte” (1995). Jean-Baptiste Duperray concebe projectos artísticos e rodeia-se de personalidades competentes em matéria de encenação, de escrita ou de música, segundo a criação. Tantas ocasiões para alargar o campo de competências da Companhia, de viver novas aventuras artísticas.

Nikola MARTIN, efervescente desde 27 de Julho 1963, persiste e assina Inko’Nito em 1996.

INCOGNITO advém do latim incognitus, desconhecido. A título privado, discretamente, secretamente sobre o tampo de uma mesa de cozinha. “A paixão pelo incógnito, um dos maiores prazeres dos príncipes” (Balzac).

Criação musical original
Didier Boyat e Alexandra Santander
SUENO EN LA FABRICA

Sem comentários: