quarta-feira, 16 de maio de 2012

Imaginarius: Madalena Victorino ensaia com 70 Pessoas da Comunidade

Pela primeira vez, o espetáculo VALE, da coreógrafa Madalena Victorino, com música de Carlos Bica, vai ser adaptado para rua, no âmbito do Festival Imaginarius, que se realiza de 25 a 27 de Maio, em Santa Maria da Feira. Cerca de 70 pessoas da comunidade, de várias idades e sem experiência de palco, participam neste projecto.

É a primeira vez que Madalena Victorino apresenta um espectáculo no Festival Imaginarius. A coreógrafa, que em 2010 venceu o Prémio Autores para a Melhor Coreografia com VALE, apresenta desta forma o projeto:
“VALE fala do sul, do sul da Europa. Fala da relação do homem com a terra, uma terra que é feita de rio. Quando o rio decide comandar como um oceano, ele transborda e invade a terra com a força de um touro.
VALE fala do trabalho, fala de homens e de mulheres e do abismo que a energia dessa relação contém. Fala da festa como a mais antiga das celebrações. Fala do jogo que, na arena, põe na senda da morte escravos e animais.
VALE é uma experiência de imagens em movimento que toca a pele do espectador. Imagens que levantam da terra o que há de cavalo no homem, o que de animal poderá esconder-se na atividade da alma. Num cenário nu mas vivo, sonoro e humano, encontramos um espetáculo em que a música ao vivo arrebata tanto a força quase bruta da multidão, como a doçura do gesto mais pequeno. Um trabalho também sobre o prazer e a vertigem de se estar em conjunto.
Movimentos do código da dança encontram-se com gestos e ações de um quotidiano que vem da terra. O coro de movimento, que é trabalhado nesta peça por pessoas sem experiência performativa, interpela os bailarinos e evoca o que de universal e extraordinário existe na comunicação não-verbal: o valor sensual, telúrico e afetivo dos corpos que, ao escrever no espaço e em conjunto movimentos de uma simplicidade desconcertante, se abrem a uma possível e profunda leitura sobre a condição humana e a condição dos tempos que vivemos”.

Sem comentários: