quinta-feira, 3 de maio de 2012

Imaginarius: Residências Artísticas com Jovens e Seniores

O ciclo de residências artísticas com a ilustradora Ana Madureira, no âmbito do projecto “Teus Imaginários Meus”, criado especificamente para o Festival Imaginarius, prossegue, de 7 a 10 de maio, com alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira. De 14 a 17 de maio, é a vez dos seniores da Santa Casa da Misericórdia partilharem sonhos e segredos com a artista plástica. 

Mural na EB1 nº2

Na Escola Secundária, a residência artística decorre, todos os dias, entre as 10h00 e as 12h00. Na Santa Casa da Misericórdia realiza-se das 14h30 às 16h30 (dias 14 e 16 de maio) e das 10h00 às 12h00 (dias 15 e 17 de maio).

Através deste projecto, a ilustradora quer tornar o imaginário destas pessoas o seu próprio imaginário, fazer uma mistura de ambos e, com base nessa experiência, avançar com dez intervenções na cidade, umas provisórias, outras permanentes, que poderão ser apreciadas durante o Festival.

A artista plástica só lamenta que, no dia-a-dia, as pessoas tenham pouco tempo para pensar naquilo em que sonham, nos lugares mais pequeninos, nos segredos que têm escondidos e que não partilham com ninguém. “Com o ambiente certo e com o tempo certo é fácil aceder a esses lugares, porque eles estão vivos, eles existem”, assegura.

Recorde-se que, nas férias da Páscoa, Ana Madureira realizou residências artísticas com crianças de escolas do Concelho e, com base nessa experiência, pintou um mural numa das paredes exteriores da EB1 nº2 de Santa Maria da Feira.

O projecto “Teus Imaginarius Meus” será um importante contributo para perceber qual o potencial do imaginário de cada um e do colectivo, podendo mesmo servir de inspiração ao próprio Festival Imaginarius e ao processo de transformação da realidade.

Ana Madureira tem um percurso ligado ao teatro, dança, música e ilustração. Como intérprete e ilustradora, tem colaborado com a companhia portuguesa Circolando e com o CEM – Centro Em Movimento.

Sem comentários: