sábado, 2 de maio de 2009

Nota Máxima para "Texturas" na abertura do mês Imaginarius

Noite de Estreia... lotação esgotada... e a vontade de repetir!

Nota máxima para o projecto de Teatro Comunitário do "Texturas". Grande porta de entrada no Imaginarius 2009.

Tudo tinha início às 21h junto ao Museu de Lamas. Após uma breve apresentação do contexto do projecto e outras actividades lá se abriam as portas dos autocarros. E de repente lá começava o espectáculo... sim, em pleno autocarro. O primeiro dia de trabalho na cortiça servia de mote para as histórias da viagem até à fábrica de Mozelos que serve de cenário ao projecto.

Já na AJT uma memorável sequência de acontecimentos esperava o público. E tudo começa no sobreiro, que já quase despido sofre com a operação de "descolagem" da cortiça. Muitas metáforas, personificações e umas quantas mais figuras de estilo marcam logo no início a actuação. E lá começa outra viagem... a cortiça ruma à fábrica. E nuns curtos 5 minutos se salta do Alentejo para Mozelos!

A entrada na fábrica é para mim o ponto alto do projecto... 7 estrelas, numa escala de 5!!!
Um estreito e curvilíneo corredor dá-nos as boas vindas... é tempo de sentir: tocar, cheirar... a cortiça nunca esteve tão perto... e de repente surgem as estranhas figuras da fábrica que com pequenas lanternas se mostram na escuridão.
- Vai pôr lenha na caldeira...
- Vai trabalhar...

Eram muitas as ordens e os sustos de alguns num percurso até um estranho e apertado espaço onde uma operária classifica os sacos de cortiça... e de um momento para o outro um portão abre-se e quais actores amadores?! Até parecia que os Stomp estavam em Terras de Santa Maria... e a caldeira já trabalhava.
Seguindo o percurso da cortiça, entravamos na sala de produção. A cortiça já cozida passa ao corte e eis que surgem as rolhas num frenético ritmo que acaba numa estranha calma de pouca dura.

A sala que se seguia voltava a trazer estórias de vidas inteiras de trabalho nas fábricas corticeiras... era tempo de escolher a classificar as rolhas. E no final... trabalho concluído: venha o rancho e o bailarico!

Depois de um mega aplauso vinha o vídeo do triangulo da cortiça feirense e eis que o autocarro entra pela fábrica dentro... e quem vem lá dentro? Os actores... era o fim de uma memorável noite, que pode ser revista hoje e já no Imaginarius dias 29 e 30 de Maio. E com tanta satisfação porque não alargar o projecto? Venham mais apresentações!

Era tempo de regressar ao autocarro rumo a Lamas, mas ainda havia surpresa. Uma demonstração de como se retira a cortiça do sobreiro marcava a saída da fábrica e o início da viagem final. Venham mais Texturas!

Sem comentários: