O que escrever sobre o primeiro dia da nona edição do Imaginarius? Nem sei por onde começar.
O Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira desde cedo se transformou na referência nacional no que às artes de rua diz respeito, mas os últimos anos trouxeram uma evolução por poucos ambicionada. Com a edição 2009 cai por terra o mito da "falsa cultura". Basta olhar para a envolvência impar da comunidade nos projectos do festival... e a quantidade de novos "actores", que facilmente se percebe que ficam marcas e se criam raízes. O Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua começa a marcar o seu papel na comunidade e desmistifica muito do que havia para provar quanto à utilidade do festival no que à educação para a cultura diz respeito.
Hoje li um comentário onde mais uma vez se afirma que no Imaginarius não há cultura, mas sim um rasto de espectáculos efémeros. No mesmo texto se fazia referência à definição de cultura e à necessidade de transformar o público em actor... mas não é isso que acontece desde sempre na generalidade dos espectáculos de Artes de Rua? O Imaginarius é a prova vida de que a cultura é para todos e não tem de ser dispendiosa. No Imaginarius está a mostra de que nem só com grandes profissionais das artes da representação, da música e do circo se produzem grandes espectáculos e fantásticas histórias.
Quanto aos espectáculos, ao primeiro dia entrei a "matar". La Fura dels Baus foram a minha primeira incursão no Imaginarius 2009 e tal como outras 1000 pessoas, não me arrependi. Não há palavras para descrever os 70 minutos completamente alucinantes, que hoje e amanhã se voltam a repetir no Pavilhão da Lavandeira.
Mais tarde era tempo de entrar no "Mundo do Pinóquio" e que grande produção. O casamento produtivo dos ACERT com os Titanick resultou num filho genial ao qual vale a pena assistir.
Para terminar a noite haveria que entar na nova secção "Imaginarius Encore" e lá me esperava uma vez mais o grande Chris Lynam acompanhado da já conhecida Kate McKenzie... era o Popcorn Club 2, com muito humor a fechar a noite.
Nos intervalos foi tempo de "Mais Imaginarius", mas esta temática fica para outra ocasião. Hoje o Pinóquio já foi ao Teatro de Marionetas com algumas escolas da cidade e às 21h30 volta a ligar-se a máquina da Imaginação. Destaques do dia para a nova criação da Instável Orquestra e para a estreia em Portugal do mais recente espectáculo dos franceses Les Commandos Percu.
Sem comentários:
Enviar um comentário