terça-feira, 5 de maio de 2009

Imaginarius: Ensaios abertos de "Meu Coração Viagem"

O projecto está a ser desenvolvido desde Janeiro. Durante quatro meses, a companhia Odin Teatret, em colaboração com a Divisão de Acção Social da Autarquia, explorou a riqueza e as tradições de cada recanto do Concelho. Procuraram as culturas e as comunidades, visitando centros sociais, grupos corais, ranchos folclóricos, grupos de catequese, clubes de canoagem e futebol, entre outros, que vão participar neste espectáculo, tal como as brigadas de exterior da Câmara Municipal. Paralelamente, a companhia aprofundou o trabalho com dois grupos locais que já participaram em edições anteriores do Imaginarius: as “Noivas” que, em 2007, integraram a “Parada Teatro e Matrimónio”, e o grupo de seniores “60 mais”, que participaram, no ano passado, no espectáculo “Meu Céu”, de Clara Andermatt.

O desafio da companhia dinamarquesa é criar uma plataforma de interacção para os grupos e indivíduos envolvidos, de forma a explorar o teatro como um território de não pertença, onde podem acontecer novos encontros, enriquecendo tanto os participantes como o público.

As imagens fortes do livro “O Imperador de Portugal”, de Selma Lagerlöf, serviram de ponto de partida para a criação de “Meu Coração Viagem”, sendo a narrativa gradualmente fundida com as ideias, sugestões e materiais trazidos pelos próprios participantes, como é o caso de músicas tradicionais e elementos do quotidiano, para além das sugestões arquitectónicas do espaço, permitindo a criação de um espectáculo para um local específico.

Anna Stigsgaard, da companhia Odin Teatret, explica que “o elemento essencial desta história é o coração que bate quando amamos, quando dançamos, quando cantamos, quando há um fluxo, um movimento”, salientando que “o teatro comunitário tem a particularidade de manter vivo o coração da comunidade, pela criação de momentos de partilha sem fronteiras”.

Antes da estreia no Imaginarius, estão agendados dois ensaios abertos de “Meu Coração Viagem”. O primeiro realiza-se a 9 de Maio, às 21h30, em Porto Carvoeiro (Canedo), e o segundo a 10 de Maio, às 16h30, junto ao Museu do Papel de Paços de Brandão. O espectáculo integral será apresentado durante o Festival, de 28 a 30 de Maio.

Odin Teatret é uma companhia de teatro internacional, fundada em 1964, residente em Hostelbro, na Dinamarca, desde 1966. Tem uma longa tradição de trabalho com comunidades locais, onde um espectáculo teatral é criado através do uso de práticas e costumes de diferentes grupos, em novos contextos e encontros.


Sem comentários: