sexta-feira, 18 de maio de 2007

Imaginarius 2007 - Dia 1

Numa espécie de diário de bordo, dia a dia, o Rua D'Emções mostra o que se passa no Imaginarius 2007. Ontem decorreu a primeira de 3 noites de espectáculos. Um mar de gente invadiu o centro de Santa Maria da Feira em busca de algo diferente, de algo especial, de algo invulgar... e encontraram uma noite memorável! Atrevo-me a dizer que estamos perante o melhor Imaginarius de sempre. Um super progama fazia prever noites inesqueciveis... mas superou todas as expectativas!

Para começar, logo pelas 21h30, na Rua dos descobrimentos uma Bailarina em andas e um Homem Orquestra invadiram o espaço urbano, brindando miúdos e graúdos com muita animção, alegria e boa disposição... num espectáculo muito musical.
A caminho da segunda paragem um caracol gigante, em operação pública de animação, atravessa-se no meu caminho... "photo!" Não, não se trata de Roman Photo do ano passado, mas lá foi mais uma foto com umas antenas bem grandes.
Junto ao rio estavam Doedel. Muito fogo e atrevimento, num espectáculo arrojado e irreverente que aqueceu os ânimos. Tenho novos ídolos... em apenas meia hora, muito calor emanou do recinto do espectáculo para o público que não se fartou de aplaudir!
Meia hora mais tarde fazia-me de novo à estrada... e quem estava no caminho? Monsieur Cobulto, uma espécie de sempre em pé... mas real. As meninas que tenham cuidado com as partidas deste senhor e do seu assitente com óculos de fundo de garrafa.
No caminho para a Alameda do tribunal passei pela instalação da YDreams... De repente fiquei dentro da televisão! Experimenta... esta nova forma de fazer publicidade vai ser um sucesso!
Mais acima, na Igreja da Misericórdia era projectada a exposição "O Amor que se Casa"... Não gostei da banda sonora.
No afamado destino esparam-me os Teatro de la Saca... Fantástico! Não esperava nada melhor... Dou os meus parabéns a uma companhia tão recente e que logo na sua primeira produção consegue agarrar o público do principio ao fim.
Por fim iniciei a subida ao castelo. Lá estavam outra vez os Doedel, mas agora para uma parada de fogo que deixou o seu rasto espalhado por todo o percurso. Por esta altura (depois da meia noite) já eram muitos os desistentes, mas as forças ainda chegavam para subir a colina e acenar à Donzela.
Lá no alto Joana Vasconcelos orgulhava-se da sua obra que muito azul se mostrou ao público que até amanhã a vai poder observar. A manta estendida na "varanda" do castelo é o marco desta edição do Imaginarius, mas brevemente vai também marcar a Bienal de Veneza!
Terminava assim a primeira noite Imaginarius... hoje há mais, e eu lá estarei para ver Circolando, Compagnie Off e "O Canto das Sirenes Encontra o Fado", o espectáculo que junta os Mecanique Vivant a Margarida Guerreiro e Custódio Castelo. Amanhã dou notícias!

Boa noite Imaginarius!