terça-feira, 27 de abril de 2010

"Entrado" | Imaginarius 2010

26, 27 e 28 de Maio
21h
Estabelecimento Prisional do Porto (Custóias)
integrado no Imaginarius 2010

Entrada: gratuita / sujeita a reserva
Duração do espectáculo: 120’
Classificação: maiores de 16 anos
Lotação: limitada


Trinta reclusos do Estabelecimento Prisional do Porto (EPP) dão corpo a um espectáculo integrado na décima edição do Imaginarius. “Entrado” propõe ao público uma viagem pelos espaços, sensações e obstáculos de um contexto prisional.

Na gíria prisional, “Entrado” é o indivíduo que acaba de entrar na prisão. Pelas palavras dos actores, é “o acabado de chegar”, “o que não se pode esticar naquilo que diz”, “o que está sempre à espera”, “o que tem que marcar território”.

Espelho das vontades dos reclusos, “Entrado” propõe ao público um percurso por alguns dos espaços da prisão de Custóias, revelando sensações, obstáculos, experiências e percepções sobre a vivência de um contexto prisional. O espectáculo reporta-se à vida dos reclusos antes de entrarem na prisão, ao momento em que entram, às passagens pela prisão e à saída, real ou imaginada. “Entrado” propõe seguir estes trajectos, tocando nas dimensões da culpa e do perdão como incontornáveis na vida.

“Entrado” invade dois mundos, dois lados, dois territórios impossíveis de colocar em diálogo. A escolha faz-se apenas por um. O bem e o mal, o preto e o branco, o dentro e o fora, conjugados e vividos por um “Entrado” – que entrou, que deu entrada, adjectivo de transmissão e passagem, com acesso ao melhor e ao pior do território de cada um.

Hugo Cruz, da associação PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, explica que “este espectáculo é o resultado de uma catarse colectiva sobre o erro e o seu perdão, a fragilidade do ser humano e a inevitabilidade de o pecado estar ao alcance de qualquer um, em qualquer tempo e espaço”. “No caminho sente-se o esforço, a carga, a regeneração, a mudança pautada por silêncios e colada à miragem de liberdade”, refere o encenador.

“Entrado” é um espectáculo com uma forte componente musical, destacando-se a participação da banda de rock do EPP “The Other Face” e a colaboração do Serviço Educativo da Casa da Música, com o coro “Ala dos Afinados”, desenvolvido no estabelecimento prisional.

_____________________________________
Reservas “Entrado”

“Entrado” é um espectáculo com lotação limitada e sujeito a inscrição prévia. As reservas terão se ser feitas até 20 de Maio, através do e-mail reservasentrado@gmail.com ou telemóvel 91 726 00 65.

Dados obrigatórios para reserva:
- Nome completo;
- Idade;
- Número de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
- Contacto telefónico;
- Endereço electrónico;
- Especificar se pretende transporte de autocarro desde Santa Maria da Feira até Custóias [20h00, parque junto aos Bombeiros Voluntários].

Nota: a confirmação da reserva será feita pela mesma via da inscrição [e-mail ou telemóvel].

________________________________________
Normas de acesso ao EPP

- Apresentação obrigatória do Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão no dia do espectáculo;
- Não é permitida a entrada de telemóveis, gravadores, máquinas fotográficas e de filmar;
- Para celeridade da revista, trazer os objectos estritamente necessários e evitar a utilização de objectos metálicos;
- É proibido fumar.

Sem comentários: