domingo, 25 de abril de 2010

Cirque du Soleil ou Circo del Sol

Como sempre... sem palavras!
Ontem foi dia "Saltimbanco"! Fiz-me à estrada rumo a Santiago de Compostela. A programação do Xacobeo 2010 ofereceu aos "atentos" a oportunidade de assitirem a uma das maravilhas dos canadianos Cirque du Soleil.

Apesar do rudimentar sistema de ticketing lá consegui uns fantásticos lugares (relação qualidade-preço) e sem qualquer taxa de venda ou envio... tal seria impossível em Portugal!
Chegado a Santiago o que vejo? Uma mega operação de segurança e coordenação de trânsito, para um espectáculo com apenas 5000 espectadores. A cidade completamente reestruturada com alterações significativas na ordenação do tráfego e um sistema extra de transportes urbanos. À parte da fantástica logística, o que encontrei mais? Algo que seria pouco provável em Portugal! Um grande pavilhão, com um sentido estético minimalista em tudo! Começando pelo estacionamento... em tempo de crise não há betão... se não há capacidade para mais haja terra batida. Já no interior... espaço a abundar, bancadas para 5000 pessoas e mais uma vez tudo ao mínimo... um exemplo: não há portas para isolar a luz da sala... cortinas servem perfeitamente. Acho que os portugueses devem aprender algo com isto!!! E o mais importante... estruturas técnicas... fabuloso! Em todo o perímetro o pavilhão está munido de estruturas fixas de suporte para todo o tipo de espectáculos, algo que desconheço em Portugal, onde tal estrutura é instalada para cada situação. Conclusão, aprenda-se algo, criem-se as condições a baixos custos... vamos trazer os grandes espectáculos ao norte de Portugal!

E agora o que interessa... o espectáculo. Como já o disse, sem palavras. Foi apenas o meu segundo contacto com "maior" companhia do Mundo e mais uma vez saí maravilhado. Não consigo dizer que tenha gostado mais de "Saltimbanco", mas também não o posso afirmar de "Varekai". Dois projectos diferentes, com conceitos diferenciadores e dinâmicas distintas... unidos pelo cerne: o circo, a música e a "magia da cor"!
Com cerca de 2 horas de duração a que acresce o momento de abertura e o habitual intervalo de 20 minutos... contas feitas, passa-se 3 horas no Pavilhão sem se dar conta! E atenção... neste espectáculo mais do que em outros o público está muito activo... e desengane-se quem não está nas primeiras filas, nem assim estará a salvo!

Não vou escrever mais, deixo apenas o repto é favor entrar nesta maravilha... lá para Outubro "Saltimbanco" estará em Lisboa e será tempo dos portugueses aproveitarem. Quanto a mim resta-me esperar por novo espectáculo na península ibérica... venha o "OVO"!!!

4 comentários:

Unknown disse...

gostava de saber se gostou mais do "varekai" ou do "saltimbanco".

Bruno Costa disse...

Uma boa pergunta... difícil de responder... logo à partida temos dois conceitos diferentes: o ambiente intimista de uma tenda é bem diferente da grandiosidade de um pavilhão.
Ao primeiro impacto diria que gostei mais de Varekai, embora tenha a noção de que o primeiro contacto com a companhia (esta ou outr) marca sempre mais e Saltimbanco é um projecto bem mais antigo (embora com rearranjos recentes). Não consigo afirmar esta opinião com 100% de certeza.

De qualquer forma acho que vale a pena conhecer os dois conceitos. Logo à saída do pavilhão ouvia as duas opiniões... gostei mais deste... gostei mais de Varekai... e mesmo de Quidam (este infelizmente não tive oportunidade de assistir).
Muito a sério, até para mim está a ser complicado encontrar esta resposta...

Unknown disse...

pois...
concordo que a envolvente tem uma importância na forma como se vive um espectáculo, bem como com a questão "da primeira vez".
em relação a este aspecto, gostei mais do quidam, do que do varekai. talvez porque qd vi o quidam era uma espécie de primeira vez que via CdS. digo "espécie" de 1ª vez, pois antes desse tinha visto o show deles no atlântico (não me recordo o nome), mas que difere bastante em termos de conceito daquilo que é "o habitual" da companhia.
vou ficar a aguardar pelo outono, e por "saltimbanco"...

ps: keep the good work!

Kimba disse...

Boas.
Já vi vários espectáculos do CdS (KA, O, Delirium, Alegria, Quidam e Varekai). Não consigo compará-los nem dizer que gostei menos do Alegria do que o KA ... Todos têm uma magia própria e transportam-nos para um mundo fantástico. "Le rêve continue" ...