terça-feira, 7 de abril de 2009

Pinóquio Gigante procura Manipuladores/Actores

O Trigo Limpo Teatro ACERT, em co-produção com o Centro de Criação para o Teatro de Artes de Rua / Festival Imaginarius, de Santa Maria da Feira, está a criar um espectáculo baseado num engenho cénico de madeira com 7m de altura, uma marioneta gigante, centrada na figura do Pinóquio... e procura manipuladores/actores para a equipa artística deste projecto.
Os interessados deverão contactar a ACERT até 13 de Abril de 2009. A ficha de inscrição está disponível na Bilheteira do Novo Ciclo ACERT em Tondela e no sítio da ACERT [www.acert.pt]. Os selecionados serão convocados para uma entrevista no Novo Ciclo ACERT no dia 17 de Abril de 2009. Para mais informações contacte a ACERT – Pompeu José, pelo telefone 232 814 405.

Calendarização do projecto:

1ª fase
Ensaios: 20 de Abril a 27 de Maio
Espectáculos: 28, 29, 30 e 31 de Maio, no Festival Imaginarius,
em Santa Maria da Feira

2ª fase
Ensaios e espectáculos:
6 a 19 de Julho – no Tom de Festa, ACERT, Tondela



O evento tem o título: “A fantástica história de uma criança chamada Pinóquio” e vai estrear em Santa Maria das Feira, no Festival Imaginarius, de 28 a 31 de Maio de 2009.
A figura do Pinóquio nasce do texto de Carlo Collodi, pseudónimo de Carlo Lorenzinni (1826-1890), que foi escrito de 1881 a 1883 no jornal "Giornale per i bambini", os primeiros 15 capítulos com o título "Storia di un burattino" (História de um Boneco) sendo retomado já com o título “As aventuras de Pinóquio” ficando no final com 36 capítulos. Tem a 1ª edição em livro em 1883.
A imagem que vamos construir baseia-se nas primeiras ilustrações de Enrico Mazzanti e de Attilio Mussino e vai ser feita em colaboração com dois escultores espanhóis, Nico Nubiola e Carlos de la Madrid, que trabalham com vários grupos em Espanha, nomeadamente os Fura dels Baus, e que já colaboraram com o Trigo Limpo teatro Acert noutras produções.
O apoio ao estudo de movimento e manipulação do Pinóquio foi solicitado ao Teatro e Marionetas de Mandrágora que já colaboraram com o Trigo Limpo teatro Acert nos espectáculos “Andar nas Nuvens” e “Guarda, rádio memória”.

Sem comentários: