quarta-feira, 8 de abril de 2009

Imaginarius 2009: Faltam 50 Dias

E já só faltam 50 dias!
Começa a contagem final para o Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. A apenas mês e meio do Imaginarius muito há para conhecer... serão muitas as surpresas? Acredito que sim. Para já pouco se sabe, apenas algumas companhias colocam o Imaginarius na agenda, embora muitas não façam ainda a confirmação final.
A verdade é que o programa ainda não está fechado... e o próprio "Mais Imaginarius" ainda tem muito para dar, mas alguns pormenores já são dignos de nota.


- "A Fantástica História de uma Criança Chamada Pinóquio"
O Trigo Limpo|Teatro ACERT está a co-produzir uma produção para o Imaginarius baseada na história infantil do Pinóquio e que terá como estrela uma marioneta gigante com cerca de 7 metros de altura. Este projecto envolve a comunidade escolar do primeiro ciclo do concelho de Santa Maria da Feira.
O projecto será apresentado nos 4 dias do festival (28 a 31 de Maio).

- "Casa Abrigo"
Os Circolando estão de regresso a Santa Maria da Feira. Esta é também confirmação oficial... Casa Abrigo é uma co-produção com o Teatro Nacional de S. João que um ano depois de criar novas abordagens no Mosteiro de S. Bento da Vitória, ruma agora a Santa Maria da Feira.
Este espectáculo será apresentado de 28 a 30 de Maio.

- "Imperium"
Os La Fura dels Baus são outra das confirmações do festival. O espectáculo Imperium é uma verdadeira amostra do trabalho de mais de 25 anos desta companhia. Medo, domesticação e morte são palavras que muito bem descrevem uma obra levada à cena apenas por mulheres e que de 28 a 30 de Maio vai dar que falar no Pavilhão da Lavandeira.
Trata-se da primeira apresentação em Portugal... e simultanemamete da última aprsentação do projecto.

- "Trés Mèchant(s)"
A mais recente produção dos franceses Les Commandus Percu chega finalmente a Portugal. A pirotecnia percursiva regressa a Santa Maria da Feira oito anos depois da primeira visita. A data de apresentação ainda não é certa, segundo informação da companhia o espectáculo poderá ser visto a 28 ou 30 de Maio.

- "Rêve D'Herbert"
La Cie des Quidams chega finalmente a Santa Maria da Feira. Esta companhia francesa marca presença no Imaginarius nos dias 29 e 30 de Maio.

- "L'Odyssée des Saltimbanques"
Depois do grande sucesso na edição de 2008 os Malabar podem regressar a Santa Maria da Feira, desta vez com um novo espectáculo. Ainda sem confirmação oficial, dias 28 ou 30 de Maio poderão ser a data da nova visita desta companhia a Terras de Santa Maria.

- "Work in Progress 0.9"
O projecto de criação dos La Fura dels Baus com jovens de Santa Maria da Feira pode também ser apresentado durante o festival. A produção em fase de criação que utiliza 3 espaços da Biblioteca é uma forte hipótese para o programa.

- "Mura"
Esta permanece incógnita, mas Grotest Maru são também hipótese para a 9ª edição do Imaginarius. A companhia anuncia a possibilidade da realização de workshop em Maio com actores portugueses, com vista à criação de uma versão de "Mura" para apresentação no festival.

Mas há mais... para além do muito que falta saber, há outros projectos em curso. A Instável Orquestra não pára e já tem Laboratórios a decorrer, o projecto dos dinamarqueses Odin Teatret está de regresso na próxima semana e a cortiça serve de mote ao Projecto Texturas que irá transformar uma antiga fábrica de cortiça em espaço de artes.

Venham mais novidades... venha mais uma grande edição do Imaginarius!

Sem comentários: