quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Guimarães 2012: Intervenções no Espaço Público

Sábado terá início a Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. No âmbito do programa oficial o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua estabeleceu uma parceria com vista ao desenvolvimento de um projecto em 5 capítulos, a concretizar ao longo do ano, em colaboração com a companhia catalã La Fura dels Baus e o envolvimento da comunidade local.

Dia 21 de Janeiro marca a abertura do projecto e a concretização do primeiro capítulo: "Tempo de Encontros", um projecto multimédia que se concebe num macro-espectáculo com início pelas 22h, no Largo do Toural.


Sinopse:
“Berço da nação” é o ponto de partida para uma reflexão no sentido indutivo sobre a identidade, sobre a memória e sobre o futuro. Uma reflexão que parte da cidade, da sua História e das sua histórias, dos seus habitantes e que se abre numa perspectiva internacional e global retornando à cidade enriquecida desta nova experiência.
Um projecto multidisciplinar para o espaço público, coordenado pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e pela companhia catalã La Fura dels Baús, no qual se fará recurso a várias disciplinas das artes de rua.
Ao longo do ano serão efectuadas colaborações com outras companhias e artistas nacionais e internacionais.
O projecto será sobretudo pensado como uma oportunidade de formação para os artistas da região e de sinergias com a comunidade local.
A herança de uma grande história e contudo a necessidade de mudança sem esquecer o passado: é este o destino da cidade e do próprio continente europeu.
O “status quo” e o ”mutatis mutandis”, o “e tudo se transforma” que todavia deve saber resistir à tremenda força de gravidade de uma fortíssima identidade. Não se trata de um juízo de valores. Ambas as dimensões, a do passado e a do futuro, são essenciais para uma melhor realização individual e colectiva, trata-se fundamentalmente de não excluir nenhuma.
O Cavalo representa aqui os valores e a força do passado e do presente, remete-nos para a história da construção do País, por vezes é a metonímia do próprio D.Afonso Henriques e de todos os reis do mundo passado e presente. O Cavalo é a força, o vigor, a vitalidade, a fidelidade absoluta. Às vezes é um novo cavalo de Tróia com o qual se pretende atingir novas conquistas do conhecimento.
Co-protagonista desta historia é uma personagem antropomórfica, metáfora precisamente da constante necessidade de transformação da realidade no seu desenvolvimento histórico.

De acordo com a companhia catalã, os próximos passos dar-se-ão nas seguintes datas:

24 de Março 2012
"Tempo para Criar"
Largo 25 de Abril - Largo da Mumadona

24 de Junho 2012
"Tempo para Sentir"
Largo da Mumadona - Colina Sagrada

22 de Setembro 2012
"Tempo para Renascer"
Campo de S. Mamede

21 de Dezembro 2012
"Clausura" - Não-Encerramento da Capital da Cultura


Sem comentários: