Ontem a noite foi mote para IMAGINAR O IMAGINARIUS. A organização do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira convidou todos os interessados a comparecer na loja 5 do Mercado Municipal para uma tertúlia, com vista à partilha de opiniões e pontos de vista, com o objectivo de definir um projecto mais sólido, íntegro e envolvente para o futuro do festival. A mim foi-me endereçado o convite para moderar a conversa, o qual agradeço. Assim, e com tão ilustre audiência, importa resumir os temas abordados e as conclusões (ou linhas orientadoras) encontradas, sem que, de facto, uma solução unânime e inequívoca fosse alcançada.
Neste resumo, não seguirei à risca a linha de orientação utilizada para a conversa informal em que se traduziu esta tertúlia, até porque as quase 3 horas de partilha dariam algo próximo da dimensão de um tratado.
A chegada ao centro histórico da
cidade foi sombria, digna de uma super produção de rua. No seio de um
mega apagão, onde até as redes de telemóveis estavam fora de serviço
decorreu a chegada à Rua dos Descobrimentos, onde um "mega buraco"
nasceu por estes dias, como se de uma instalação se tratasse. Em toda a
rua apenas a luz de emergência da loja 5 do Mercado estava viva... para
além de muitas lanternas e das velas (de cheiro) que nos iluminaram, à
luz das sombras no início da conversa. E na verdade tudo começou num
espaço que já foi desconhecido... e será hoje do conhecimento global.
Vamos tecer o mesmo caminho...
Começaria por deixar a primeira questão que dirigi aos presentes
no Mercado Municipal… e que creio se mantenha válida para os leitores:
“O que é o Imaginarius?”
Acredito
que se repita a abordagem, com uma nova questão: “em que sentido”? No
sentido que lhe quisermos dar… nem que seja, o que é para cada um de nós
o Imaginarius? E, por cá, pelo menos para já, não deixarei respostas.
De
que forma a cidade e o festival se interligam e o que ganham um com
outro. Viverão em simbiose? Na prática, uma vez mais, a resposta será
pessoal, mas de importância capital quando queremos desbravar caminhos
rumo ao futuro.
Feito o percurso das sombras, viria o momento de desbravar os
conceitos-chave e caminhar rumo à sustentabilidade... e, tal como se de
um projecto planeado se tratasse, "puff" fez-se luz!
Seguiu-se uma longa conversa, com partida na “rua” e alinhada com conceitos que vão desde as artes de rua, como conceito, ao “modelo” de festival, sem esquecer as paragens nos factores criação e sociedade.
Rapidamente se compreendeu que um projecto desta natureza vive e viverá, em grande medida, do factor diferenciação. Assim, a abordagem e a participação activa da comunidade são e serão um factor primordial num festival que jamais poderá deixar de ser internacional, mantendo a linha de programação a que esta marca já nos habituou. A “mutação constante” chegou mesmo a ser encarada como factor essencial para a sustentabilidade.
Surge, então, o problema. Como financiar o festival? Como garantir a sustentabilidade a longo prazo? Obviamente que várias hipóteses poderiam ser equacionadas. De imediato se poderia pensar no pagamento à entrada num recinto fechado, mas rapidamente se percebe que esta NUNCA será a solução num projecto de artes de rua. A rua existe como espaço de liberdade, as artes de rua, como projecto de intervenção, exprimem-se dessa mesma forma… a liberdade é factor primordial! Por outro lado, estaríamos, ainda, a conceber uma privação do acesso à cultura.
Em alternativa poderíamos equacionar “operações” de sponsorização em larga escala, por exemplo, a atribuição de um patrocinador principal, com alteração da designação do festival. Novo problema… perder-se-ia a marca, ficaríamos “obrigados” a um complexo sistema de marketing, com o objectivo do beneficio e promoção do sponsor, perdendo-se o conceito base do festival, com vantagem para a vertente comercial.
Como em tudo, resta-nos o equilíbrio. A existência de projectos pagos no programa, sem que isso se reflicta na limitação de acesso ao recinto e mantendo a linha de um vasto número de alternativas para diferentes públicos, aliada à sponsorização em escala mais pequena, parece ser a perspectiva que mais agradou à audiência. Confesso, que nenhuma delas me convenceu a 100%, daí que o equilíbrio deva mesmo ser a palavra de ordem, garantindo a devida independência e qualidade do programa.
Adiante das longas e complexas abordagens que permitiram compreender diversos factores positivos e negativos do festival, desde logo salta à vista uma questão simples: porque não conseguimos exportar o que produzimos? As companhias locais, apesar do longo trabalho e dos magníficos resultados da última década, não são, ainda, capazes de vender o seu trabalho ao exterior. Desta forma, o produto para o festival fica limitado a 3 dias de apresentações, sem diluição desse investimento. Ainda, neste contexto, a comunicação e o devido alinhamento da marca Imaginarius com o pressuposto, poderão levar à existência de frutos no futuro.
Sem me querer estender em demasia, importará, sem dúvida, referir as evoluções na comunidade, as transformações sociais e humanas, as revoluções mentais e urbanas e toda a intervenção efectuada na última década. A educação das nossas crianças com base neste contexto, que se pretende permanente e não resumido a 3 dias, será a grande força deste projecto no futuro. O envolvimento das diferentes estruturas da comunidade e de diversos grupos só fortalecerá o festival, criando as devidas raízes que transformarão o projecto numa forma de estar, sentir e viver.
Assim, neste contexto de crise e de mudança teremos de encarar a realidade como uma oportunidade única para evoluir e (re)criar/(re)construir um projecto que mais do que sonhos projecta utopias e é, cada vez mais, um exemplo a seguir, sendo referencia absoluta na rota europeia das artes de rua. Mantendo o equilíbrio entre as diferentes variáveis equacionadas certamente que o projecto terá tudo para crescer, com e para a comunidade… seja ela de onde for.
Como nos levava a acreditar o cartaz do primeiro Imaginarius (2001), vamos seguir este caminho rumo à diferença, reconstruindo o conceito do festival, com uma forte aposta na (re)criação e qualificando a marca Imaginarius para a excelência e a partilha constante.
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