quarta-feira, 18 de maio de 2011

Imaginarius: Intervenção Artística na Fachada do Antigo Matadouro


Um grupo de alunos de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira - Grupo Cacotecnia – está a desenvolver, sob a orientação do reconhecido artista plástico Rigo 23, uma intervenção artística na fachada do matadouro municipal, no âmbito do festival Imaginarius.

Dia 20 de Maio, sexta-feira, entre as 18h00 e as 22h00, realiza-se a última fase desta intervenção, acompanhada de uma base musical. Pelas 23h00, o making-off de todo o processo é exibido na Praça Gaspar Moreira.

Com este projecto educativo de envolvimento comunitário do Imaginarius, os jovens do Grupo Cacotecnia pretendem deixar uma marca artística na cidade e demonstrar que, através das artes plásticas, é possível alterar o sentido afectivo e o entusiasmo das pessoas para com os edifícios e todo o espaço urbano da cidade.

O matadouro municipal data de 1931, encontrando-se desactivado há cerca de 15 anos. Através deste projecto – Verticalarte – os alunos da Secundária da Feira, juntamente com jovens do projecto Oficina de Ideias, vão repintar a fachada, entretanto requalificada com o apoio de funcionários municipais, deixando visíveis partes no seu estado actual, para que o contraste seja mais notório.

Oitenta anos separam a construção do matadouro do ano em que esta intervenção artística se realiza. Por isso, as últimas quatro horas trabalho (dia 20 de Maio, das 18h00 às 22h00) serão acompanhadas por música característica de cada uma das oito últimas décadas.

Português radicado nos Estados Unidos
Rigo 23 é artista plástico, pintor e muralista. Nasceu na Ilha da Madeira, mas emigrou jovem para os Estados Unidos. É particularmente conhecido na comunidade de São Francisco por ter pintado murais nas ruas principais da cidade, alertando para a relação entre a natureza e o ambiente urbano.

Sem comentários: