sábado, 30 de janeiro de 2010

"MAKE LOVE NOT WAR" Estreia no Imaginarius 2010

A estreia da nova produção do Teatro de Marionetas do Porto está marcada. Dia 27 de Maio 2010, primeiro dia da 10ª edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, "MAKE LOVE NOT WAR" mostra-se pela primeira vez.
Trata-se de uma co-produção com o CCTAR a partir de "Lisístrata", de Aristófanes.

Encenação e cenografia:
João Paulo Seara Cardoso

Marionetas e Figurinos:
Júlio Vanzeler

Música:
Jonathan Saldanha

Movimento:
Isabel Barros

Interpretação:
elenco do Teatro de Marionetas do Porto + actores convidados + alunos do 3º ano de interpretação do Curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional

Projecto teatral:
O espectáculo inicia-se com um percurso das máquinas-marionetas e da máquina musical. Numa praça ou recinto de grandes dimensões está instalado o dispositivo cénico onde termina o percurso e tem lugar a representação. O público é móvel e organiza-se em função da deslocação das máquinas que percorrem o espaço cénico. É um espectáculo eminentemente visual que se desenvolve a partir de um texto muito condensado. A música é executada ao vivo. Há marionetas gigantes, actores sobre andas, cantores, dispositivos mecânicos, automóveis, plataformas cénicas, fogueiras, pirotecnia e outros elementos teatrais.

Sinopse:
Lisístrata é uma peça contra a guerra, uma convicta apologia da paz e da concórdia ente todos os homens. Nela se atacam os velhos que governam a nação e gastam em armas o dinheiro necessário para outros fins. As mulheres, sob a direcção de Lisístrata, revoltam-se e conseguem, unidas, pôr fim à guerra civil que opunha Atenienses e Espartanos e trazer para casa os maridos e filhos. Utilizam para isso a arma do sexo: não se deixarão possuír por homem algum enquanto não acabar a guerra e não se fizerem as pazes. Representado em 411 a.C., o texto continua hoje a ser, em muitos aspectos, ousado e actualíssimo.

Manuel João Gomes, prefácio a "Lisístrata"

2 comentários:

Unknown disse...

wow oO promete! :) obrigada por publicares isto!

Anónimo disse...

Eu vou ver hoje esse espectaculo nas piscinas municipais as 9:30 :D
mas se eu nao gostar nao vou ver denovo