segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mas que Imaginarius

Finalmente tenho um tempinho para refectir sobre a nona edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira... e que edição. À partida não me atrevi a fazer prognósticos, até porque o programa trazia muitas novidades... e a logística exigia muito mais esforço. Felizmente, o CCTAR e a Feira Viva, mais uma vez estiveram no seu melhor. Mesmo com todos os obstáculos que o grande crescimento do festival criou, a edição 2009 deu bem mais nas vistas, com maior número e variedade de espectáculos e com muito mais público. Essa era uma sensação universal nos visitantes de sempre.
O maior envolvimento da comunidade cria raízes e permite a instituição de novas dinâmicas criativas, para além de dar nova vida ao Festival, que muitos tentam vender por pré-fabricado. O Imaginarius é diferente dos seus congéneres e apresenta um programa, que com excepção de 3/4 macroespectáculos comprados, nada tem de pré-fabricado. O número de criações originais e co-produções é bem significativo da actividade já desenvolvida pelo CCTAR, mesmo sem casa.
Mas o Imaginarius consegue ainda mais... a criação de macroepectáculos originais e a adaptação de projectos existentes à realidade da Feira e do Festival são outras características diferenciadoras.
Com as novas dinâmicas impostas pelos reajustes de figurino desta edição, o Imaginarius assume-se cada vez mais como "a" referência das Artes de Rua em Portugal... estando em grande destaque na rota dos festivais de artes de rua na Europa.
Aguardemos pelos desenvolvimentos do projecto do CCTAR e o pelo prolongamento dos projectos Imaginarius ao longo de todo o ano.

Sem comentários: