terça-feira, 30 de junho de 2009

FIG - Festival Internacional de Gigantes

3 a 5 de Julho 2009
Pinhal Novo

7ª edição do FIG está a chegar!

Os Gigantes invadem a vila de Pinhal Novo, concelho de Palmela, entre 3 e 5 de Julho. É a 7ª edição do FIG, o Festival Internacional de Gigantes, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística.

Mais internacional do que nunca, o FIG recebe artistas de Espanha, França, Itália, Inglaterra, Brasil, Colômbia, Índia e, claro, Portugal – com propostas de todas as cores… e de todos os tamanhos! Aos gigantones e cabeçudos das nossas aldeias e às arruadas festivas com a presença dos bombos e das gaitas de foles, o programa alia teatro de rua, músicas do mundo, dança, marionetas, exposições, artesanato e ateliês. As figuras gigantes estarão sempre em destaque, dos tradicionais às performances contemporâneas. Durante a tarde de domingo, os participantes percorrerão as ruas de Pinhal Novo num desfile com várias centenas de participantes - artistas, gigantones, orquestras de bombos, fanfarras e alunos das escolas do concelho.

O FIG desenrola-se entre o Jardim José Maria dos Santos e a Praça da Independência, num recinto agradável e acessível, com motivos de interesse para toda a família e onde é possível passar três dias de grande animação. Os produtos regionais de qualidade também estarão em destaque, com um espaço gastronómico ampliado e a participação dos produtores locais.

Além do programa de espectáculos, destaque, também, para os espaços de “Conversas sobre Cultura Popular” onde se realizará o lançamento do Livro de Histórias de Gigantes – um livro infantil que compila contos tradicionais portugueses com referência a figuras gigantes, editado pela Câmara Municipal de Palmela, com o apoio do IELT/FCSH da Universidade Nova de Lisboa - e a apresentação da maleta pedagógica FIG, e para a Exposição “Máscaras Portuguesas” de André Gago, que estará patente no Foyer do Auditório Municipal e no Mercado Municipal de Pinhal Novo.

O FIG saiu à rua, pela primeira vez, em 1995, por iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do Programa Municipal de Teatro, com o propósito de recuperar elementos tradicionais da nossa cultura popular, promovendo, em simultâneo, o seu cruzamento com expressões artísticas contemporâneas… A desproporção e o gigantismo são o denominador comum. O Festival é membro fundador da Rede de Festivais de Cultura Popular, uma rede internacional, constituída em 2004 por festivais de Portugal, Espanha, Itália e Brasil, com o objectivo de criar um circuito de comunicação intercultural e de promoção das diferentes identidades regionais e nacionais.

Nesta edição, o FIG apresenta, como parceiros associados, a Generalitat da Catalunha, o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e a Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Alguns Grupos Participantes:

Compagnie D’Ailleurs – Teatro de Rua – França
Compagnia dei Folli - Teatro de Rua - Itália
Kalatharangini Troup - Teatro/Dança – Índia
Les Branks – Música - França
Teatro do Mar – Teatro de Rua – Portugal
La Mata Negra – Música – Espanha
Pia | Projectos de Intervenção Artística – Teatro de Rua - Portugal
Fantoches de Baj – Formas Animadas - Espanha
Whalley Range All Stars - Teatro de Rua - Inglaterra
Taraf Goulamas - Música - França
S.A. Marionetas - Marionetas – Portugal
Son del Mundo Infantil – Marionetas - Colômbia
Radar 360º - Teatro de Rua – Portugal
Enano – Circo – Portugal
Delfim Miranda – Marionetas – Portugal
Ecos do Sul Marionetas – Marionetas - Portugal
Teatro Artimanha – Teatro – Portugal
Marionetas do Porto – Marionetas – Portugal
Associação FIAR – Teatro/ Circo – Portugal
Arte Clandestina – Teatro de Rua – Portugal
Bardoada, o Grupo do Sarrafo – Música - Portugal
Cercle Internacional d’Amics dels Gegants – Tradicionais – Espanha
Colla Legañes – Tradicionais – Espanha
Colla Logroño – Tradicionais - Espanha
Pifaradas e Zabombadas – Tradicionais – Portugal
Chamarrita – Música - Portugal
Tócandar – Música – Portugal
Kabum – Música – Espanha
Gigabombos – Música – Portugal
Bombo Juvenil – Música – Portugal
SacaSons, Grupo de Toques e Cantares Tradicionais de Zebreira – Música – Portugal
Contradições – Música – Portugal
Orquestra de Armação de Olinda – Música – Brasil
Troça Carnavalesca Mixta Barbapapa – Música/Dança – Brasil
Tambores de Guaramiranga – Música – Brasil

Sem comentários: