quinta-feira, 19 de abril de 2007

Imaginarius Procura Mulheres Noivas para Parada de Rua

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira desafia as mulheres do concelho a desfilarem vestidas de noivas na Grande Parada Nupcial, a realizar no dia 19 de Maio, nas ruas da cidade. Não importa a idade ou estado civil das mulheres, nem a época dos vestidos e adereços. Aliás, o grande objectivo é a diversidade de estilos e de gerações, presentes numa grande manifestação cultural de rua, que pretende recuperar tradições, juntando avós, filhas e netas para uma homenagem à feminilidade e ao sonho de amor que não tem idade. Também haverá lugar à participação de um pequeno grupo de meninas das alianças. As mulheres, do concelho de Santa Maria da Feira, interessadas em desfilar na Grande Parada Nupcial, vestidas de noivas, devem contactar o departamento de Animação da empresa municipal Feira Viva, através do telefone 256 330 902 ou e-mail: animacao@feiraviva.com. As inscrições deverão ser feitas até ao final de Abril.

Realização de dois casamentos
Refira-se que a Grande Parada Nupcial está integrada num projecto multicultural do Imaginarius, intitulado “Teatro e Casamento na Europa”, cuja candidatura ao Programa Cultura 2000, da União Europeia, foi aprovada na sua totalidade. Uma das vertentes deste projecto é a realização de casamentos, segundo tradições das diferentes religiões, em Santa Maria da Feira, durante o Festival Internacional de Teatro de Rua. Neste âmbito, já está confirmada a realização de um casamento católico e outro ortodoxo, no dia 19 de Maio, que serão seguidos da Grande Parada Nupcial, onde estarão representadas tradições de casamentos de Portugal, Irlanda, Roménia e Servia, entre outros.Com “Teatro e Casamento na Europa”, o Imaginarius pretende desenvolver uma análise sobre a instituição casamento, presente em todas as culturas e, por isso, parte integrante de uma herança comum. O enfoque será dado à parte festiva, permitindo redescobrir tradições, mais do que à vertente religiosa dos diferentes rituais ligados à cerimónia.

“Teatro e Casamento na Europa” é um projecto de pesquisa sobre a comunicação nos espaços públicos, através da apresentação e da produção de espectáculos e de instalações, com grande incidência no espaço urbano, visando a sua reinvenção. Neste âmbito, as festas têm uma grande importância enquanto manifestações de dramaturgia popular de rua, permitindo que o público se identifique com as suas tradições. A sétima edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua realiza-se nos dias 17, 18 e 19 de Maio, nas ruas de Santa Maria da Feira.

in Regional

Sem comentários: