sábado, 24 de março de 2007

Manta Gigante no Imaginarius

Cerca de 500 mulheres e crianças das 31 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira estão, há vários dias, a dar o seu contributo para a instalação que a artista plástica Joana Vasconcelos está a desenvolver no âmbito Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorre de 17 a 19 de Maio. O objectivo é fazer uma colcha gigante em croché, que vai envolver a torre de menagem do Castelo. As mulheres juntam-se em grupos, nas IPSS, juntas de freguesia e colectividades locais para fazerem rosetas em croché, que depois serão unidas, formando uma colcha gigante. As crianças das escolas do 1º Ciclo estão responsáveis pela elaboração dos flocos da colcha.

A instalação de Joana Vasconcelos pretende recuperar a tradição portuguesa de, em dias de festa, colocar à varanda das casas as melhores colchas de croché, feitas pelas mulheres da família. Sendo um produto colectivo das gentes da Feira, esta colcha gigante, que está a ser feita manualmente, será estendida na torre de menagem do Castelo, a “varanda” do mais emblemático monumento do concelho.

A colcha gigante é formada por diversas colchas brancas de croché, redondas, unidas entre si, que serão agregadas a uma estrutura de cabos de aço que as vai manter esticadas, com uma forma definida, como se essa colcha estivesse estendida na ‘varanda’ do Castelo. Por entre o croché será colocada uma série de luzes que vão iluminar os desenhos, destacando-os e tornando esta obra visível ao longe. Trabalhadas por mulheres de Santa Maria da Feira, as colchas são uma forma de envolver a população de todo o concelho na criação desta obra de arte e no Imaginarius, enfatizando o valor do trabalho manual.

As colchas que estão a ser produzidas manualmente têm entre um metro e um metro e meio de diâmetro, sendo que as rosetas são feitas em linha branca Aguia, número seis, com agulha de croché número dois. O objectivo é que os grupos participantes façam rosetas de vários tamanhos e motivos, de forma a enriquecer a criação artística.

Joana Vasconcelos

A passagem de Joana Vasconcelos pela Bienal de Veneza, em 2005, onde apresentou "A Noiva", um lustre feito com centenas de tampões higiénicos, e que foi escolhido como peça principal daquela exposição, tornou-a mais conhecida junto do grande público. Joana Vasconcelos nasceu em Paris em 1971 e formou-se no Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. É considerada uma das mais marcantes jovens artistas portuguesas dos últimos anos.

in Alerta

Sem comentários: