domingo, 18 de maio de 2008

"Sabor" Imaginarius









Bem que a cerveja patrocinadora do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira avisou! O "sabor" Imaginarius 2008 deixa marcas. Desta vez não tenho dúvidas: foi a melhor edição de sempre. Alguns dos maiores nomes das artes de rua do mundo, em 3 dias recheados com dezenas de espectáculos e ausência das já habituais polémicas. Fica o registo de 3 dias de uma verdadeira mostra da cidade e do concelho, onde não faltaram 6000 crianças e algumas dezenas de idosos.
A edição 2008 do festival terminou ontem em mais uma noite que começou fria, mas terminou bem quente à custa dos milhares de pessoas e do arrojo das muitas companhias que se apresentaram.
Guardo as melhores recordações do reencontro com Markeliñe, Gran Reyneta e Teatro do Mar. Ilotopie, Kumulus e Voalá deixam marcas no primeiro impacto. Malabar foram a grande surpresa do festival, num dos melhores encerramentos de todos os tempos... no mesmo espectáculo mostraram-se malabaristas, peritos em andas, ginastas, equilibristas, uma gigantesca marioneta... vimos uma parada e um grande espectáculo de praça... não faltou a música ao vivo e um cheirinho de fogo de artifício.
Como em todo e qualquer festival para lá de tudo o que é bom há sempre algumas notas negativas. Esperava-se mais da marioneta gigante dos Royal de Luxe... há que dar os parabéns pelo excelente trabalho da companhia, mas soube a pouco: oxalá voltem com um verdadeiro gigante, sem estar enterrado! Titanick surpreenderam também pela negativa... a estreia mundial do seu novo espectáculo foi um "desastre". Desde erros de dimensionamento do espaço para o público esperado até à brutal redução do tempo do mesmo face ao inicialmente previsto, a guerra entre deuses revelou que precisa de muitas afinações para iniciar a sua tournée.
Ficam algumas imagens e a promessa de vídeos de alguns espectáculos para os próximos dias. Que comece a contagem decrescente para o Imaginarius 2009!

Sem comentários: