domingo, 23 de dezembro de 2012

La Fura dels Baus – Encerramento Guimarães 2012



Como havia prometido, não pedira faltar, pelo menos ao último capítulo da saga de repetições originais, pontuadas de figuração comunitária, com que La Fura dels Baus e o CCTAR nos brindaram em Guimarães. Não poderia continuar a escrever sem ver ao vivo, o que pelas imagens já se me era dado a adivinhar… e arrisco falar em flop do Toural.
Um mega aparato para meia hora de “mais do mesmo” com pouco ritmo e nenhuma intensidade dramática. La Fura usaram os mesmos bonecos de sempre, um deles que já viera do Naumon [2004], mas desta vez quase estáticos, senão mortos… o coração de tochas ninguém o viu, perdão, apenas a grua da televisão o conseguiu ver.
A linguagem furera esteve por lá… tímida e complexada, no meio de um Largo fluído, ao contrário do que seria de esperar.
Mostram-nos um videomapping… videomapping!? Um simples vídeo com um ligeiro mapeamento, diria eu. Mas deixo essa parte para os especialistas… há coisas que se pagam bem para valerem a pena!
Uso abusivo do céu, com elementos já de nós conhecidos… um poema que já não marca: há 12 anos já o ouvi associado à inauguração da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, tendo sido perpetuado até hoje nesse alinhamento.
Não irei escrever muito mais… fica apenas o registo de uma “xarxa” (a rede humana) mais curta e estática do que o habitual. Mas afinal de contas já será a sua QUARTA vez em Portugal: 2005 – Imaginarius – Santa Maria da Feira; 2008 – NAUMON – Lagos; 2011 – Agitágueda – Águeda; 2012 – Guimarães. Opps…
No final reinou o silêncio na praça… aplausos artificias e muitas dúvidas, numa altura em que eu tinha certeza: acabou! Foi preciso um speaker cinco minutos depois do espectáculo informar que tudo havia acabado para que a saga de assobios tivesse início… e assim terminou a Capital Europeia da Cultura.
Oxalá Marselha dê mais vida às artes de rua… tal como promete!

NOTA: O mesmo não poderei dizer restante programação, enquadramento e espírito vivido e sentido na cidade. Mas no que às Artes de Rua diz respeito, apesar do impacto e do aparato, estivemos francamente MAL representados.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Diretores artísticos de festivais internacionais discutem novos paradigmas da programação

“Novas Realidades, Novas Programações?” é o tema da primeira Conversa Imaginarius’13, que vai sentar à mesma mesa diretores artísticos de cinco festivais internacionais, para debater os novos paradigmas da programação cultural. O encontro realiza-se dia 13 de dezembro, às 21h30, no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão – Santa Maria da Feira.

Mário Moutinho, diretor artístico do FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica, Tiago Guedes, diretor artístico do Festival Materiais Diversos, Aleksander Caric, diretor artístico do Festival Ulicnih Sviraca, Novi Sad – Sérvia, Manuel González Fernández, diretor da Feria de Teatro de Castilla y León, Ciudad Rodrigo – Espanha, e Hugo Cruz, diretor artístico do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, são os convidados deste primeiro encontro, moderado por Nuno F. Santos, jornalista do magazine Diário Câmara Clara, da RTP2.

Recorde-se que uma das linhas estratégicas assumidas pela organização do Imaginarius para a 13ª edição do Festival, que se realiza de 24 a 26 de maio do próximo ano, no centro histórico de Santa Maria da Feira, passa por garantir uma programação continuada ao longo de todo o ano, com iniciativas abertas à participação de todos os interessados.

Ações como as Conversas Imaginarius visam ainda reforçar a importância do trabalho em rede entre os festivais e da circulação de criadores e obras entre as diferentes plataformas para o enriquecimento cultural.

O apoio à criação nacional, a capacitação das estruturas artísticas locais, o estímulo às criações originais do Festival, o envolvimento das comunidades locais e a promoção do contacto entre artistas nacionais e internacionais são outras componentes a reforçar nesta 13ª edição, organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva, com direção artística de Hugo Cruz.

Informações | Conversas Imaginarius
Tema: “Novas Realidades, Novas Programações?”
Data: 13 de dezembro
Hora: 21h30
Local: Museu do Papel Terras de Santa Maria
Morada: Rua de Riomaior, Paços de Brandão – Santa Maria da Feira
Entrada: gratuita
Informações: tlm +351 918 171 304 ou e-mail programacao@imaginarius.pt