quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Imaginarius integra projeto artístico transnacional

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira faz parte de um projeto artístico transnacional, apoiado pelo Programa Cultura da União Europeia, que envolve artistas da África do Sul, França, Portugal e Irlanda do Norte.

O projeto Urban Ballets é uma rede bailarinos e músicos que trabalham no espaço público, na vertente de danças urbanas, que visa, por um lado, divulgar o património cultural e artístico da África do Sul na Europa e, por outro, consolidar intercâmbios e promover a circulação de artistas e projetos entre ambos os territórios.

Partindo de um reportório e de uma coreografia comuns, o projeto Urban Ballets será adaptado à cultura de cada território, envolvendo a participação das comunidades locais. O espetáculo vai circular pelos festivais das quatro cidades envolvidas: Carnaval des Deux Rives (Bordeaux – França), Festival Imaginarius (Santa Maria da Feira - Portugal), Carnaval de Belfast (Belfast - Irlanda do Norte) e National Arts Festival (Grahamstown - África do Sul).

A 13ª edição do Imaginarius realiza-se de 24 a 26 de maio do próximo ano, no centro histórico de Santa Maria da Feira, numa organização da Câmara Municipal e empresa municipal Feira Viva.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Imaginarius 2013 - 24 a 26 de Maio

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, considerado o maior festival de Artes de Rua em Portugal e uma referência internacional, vai ter uma programação continuada ao longo de todo ano. Esta é uma das linhas estratégicas assumidas pela organização para a 13ª edição, cujo ponto alto acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio do próximo ano. 

O apoio à criação nacional, a capacitação das estruturas artísticas locais, o estímulo às criações originais do Festival, o envolvimento das comunidades locais e a promoção e contacto entre artistas nacionais e internacionais são outras componentes a reforçar nesta 13ª edição, que tem como diretor artístico Hugo Cruz. 

O Imaginarius tem um percurso consolidado de 12 anos na promoção das Artes de Rua em Portugal e continua a ser o palco privilegiado de conceituadas companhias nacionais e internacionais de teatro de rua que elegem o espaço público de Santa Maria da Feira para apresentar os seus espetáculos, muitos deles em estreia absoluta. 

O Imaginarius é organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva.