terça-feira, 26 de junho de 2012

Vem aí o Festival do Norte


O FESTIVAL DO NORTE pretende fazer da criatividade o motor da competitividade e da coesão do território da Região Norte, através da valorização sustentada do seu património imaterial.
Este extraordinário recurso, que representa a memória e a identidade mais profunda da comunidade, constitui a matéria-prima sobre a qual se deseja intervir e, a partir da qual, se pretende produzir novos bens culturais e criativos com relevante valor social, cultural e económico. A partir de um trabalho de inventariação do património imaterial do território, que o torna mais visível e inspirador, serão desenvolvidas novas produções criativas, usando como criadores, actores e cúmplices um extenso leque de parceiros regionais, nacionais e internacionais, que nunca antes se tinham reunido num projecto desta natureza.
A implementação deste projecto terá ainda como resultado evidenciar o papel do território na produção de cultura e criatividade, suscitar e estimular o envolvimento activo dos jovens talentos criativos e acentuar a atractividade regional em simultâneo com a promoção dos seus recursos endógenos, a nível nacional e internacional.
O Festival promovido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal conta com financiamento no âmbito do QREN. A conferência de apresentação do projecto, que conta com a direcção artística do CCTAR, terá lugar na Douro Marina (Gaia), dia 28 de Junho pelas 15h. Para conhecer dia 1 de Julho pelas 15h30.
Na sua 1ªEdição, o Festival do Norte apresentará projectos específicos para Vila Nova de Gaia (Afurada), Viana do Castelo e Braga. Sabe-se que Joana Vasconcelos estará em destaque na Afurada e o realizador Marco Martins se encontra a produzir um projecto para Viana do Castelo. Já em Braga o conceito do italianos Teatro Potlach estará no centro das atenções.

Em Gaia, Joana Vasconcelos apresentará um projecto em plenas festividades de S. Pedro, uma instalação sobre o andor do santo.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

2012 sem Festival dos Oceanos

Há algumas semanas (diria meses) que a dúvida andava no ar... e confirma-se, em 2012 não haverá Festival dos Oceanos. O milionário festival de rua de Lisboa foi vítima da falta de sustentabilidade do projecto, assente em milionárias contribuições da autarquia e de um master sponsor. E voltamos a reduzir a lista dos projectos de rua com continuidade neste país.
Quando vamos compreender que as Artes de Rua não se resumem a projectos de fazer encher os olhos? Quando iremos compreender que das Artes de Rua poderemos extrair inúmeros conceitos, bem menos dispendiosos e tirar partido do produto nacional? Sim, apoio que os grandes projectos continuem a passar por cá... mas, se já aprendemos com eles, porque não temos oportunidade de criar?
Felizmente, parece que alguns olhos começam a abrir e pequenas montras de criatividade começam a nascer... oxalá as portas continuem a abrir e sem os habituais sinais de monopolização do espaço público.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Transe Express regressa a Portugal... com espectáculo repetido!




Há algumas semanas deixei críticas à lacuna das Artes de Rua na programação da Guimarães 2012. É verdade que desde o início se projectaram 5 capítulos encomendados ao CCTAR, que estabeleceu uma parceria com os catalães La Fura dels Baus. Certo é, também, que dessa parceria não veio nada para lá do "mais do mesmo"... apesar de espectáculos ditos "originais", na prática temos projectos "site-specific" utilizando as ferramentas base da companhia.
Há que dar valor à parceria com o FITEI, que afinal até envolveu, noutros moldes, o Imaginarius... mas pouco mais. Perdão, agora confirma-se o espectáculo isolado dos franceses Transe Express. Um projecto "multidisciplinar", assim a CEC2012 o apresenta, e alvo de imensa publicidade, como se de algo fenomenal se tratasse.
Na verdade falamos de um belíssimo espectáculo, um fabuloso projecto: o segundo da triologia das máquinas voadoras de Gilles Rohde. Problema, uma vez mais temos o "mais do mesmo". Este projecto foi apresentado em Portugal, HÁ 11 ANOS, no primeiro Imaginarius, curiosamente com alguma ligação à equipa actual da CEC, a mesma ligação que também trouxe ao Imaginarius a totalidade da triologia acima referida e o primeiro projecto, também com a mesma ligação, ao extinto TRIP, que afinal não passou da edição zero.
Outra curiosidade: a mesma companhia apresenta um novo projecto, que NUNCA ESTEVE EM PORTUGAL, e, esse sim, é absolutamente inovador, sem que esse tenha sido o seleccionado. Porque continuamos a cair no mesmo saco? Porque continuamos a afundar-nos no "mais do mesmo"?
Ainda há uma semana o CCTAR apresentou em Lisboa um "inovador" projecto dos alemães Titanick... pois, há que recordar que a dita "inovação" fora apresentada no Imaginarius HÁ 10 ANOS.
Um país absolutamente curioso... de qualquer forma, para os interessados (sim, porque ainda não é desta que me deslocarei à capital do mais do mesmo) fica a nota. O espectáculo decorre este Sábado (16 Junho), no Largo do Toural.