sábado, 31 de março de 2012

Ilustradora vai pintar dois murais na cidade de Santa Maria da Feira

A ilustradora Ana Madureira está a realizar residências artísticas com crianças de escolas de Santa Maria da Feira, no âmbito do projeto “Teus Imaginários Meus”, criado especificamente para o Festival Imaginarius. Depois destes encontros, onde explora o lugar do sonho e dos segredos de cada um, a artista plástica vai pintar dois murais na cidade, inspirados nesta experiência.

“O que estou a fazer com estas crianças é explorar o lugar do sonho e dos segredos, lugares que às vezes esquecemos no dia-a-dia”, explica Ana Madureira, sentada no chão de uma das salas da EB1 nº 2 da Feira, rodeada por crianças dos 6 aos 9 anos de idade. É nessa escola que decorrem as residências artísticas com os alunos é aí que a ilustradora vai pintar um dos dois murais que encerram o projeto “Teus Imaginários Meus”.

Numa das sessões, depois dos habituais exercícios de aquecimento e de trabalhar a expressão corporal e os sentimentos, a ilustradora pediu às crianças que desenhassem o animal que mais gostariam de ser. Algumas quiseram ser mais do que um. O novo desafio foi então desenhar um animal que fosse uma mistura de todos aqueles que gostariam de ser. O resultado foi, no mínimo, curioso e inesperado.“Todas estas as crianças com quem estou a trabalhar são maravilhosas, muito ricas”, disse a ilustradora que, em meados de abril, vai pintar o primeiro mural, na EB 1 nª 2 da Feira. “Estas crianças são a raiz dos desenhos que vão surgir feitos por mim, inspirados nesta experiência”, adianta.




Ana Madureira vai realizar outras residências artísticas com jovens e idosos do Concelho. A ilustradora quer tornar o imaginário destas pessoas o seu próprio imaginário, fazer uma mistura de ambos e com base nessa experiência pintar um segundo mural noutro espaço público da cidade. A artista plástica só lamenta que, no dia-a-dia, as pessoas tenham pouco tempo para pensar naquilo em que sonham, nos lugares mais pequeninos, nos segredos que têm escondidos e que não partilham com ninguém. “Com o ambiente certo e com o tempo certo é fácil aceder a esses lugares, porque eles estão vivos, eles existem”, assegura.
O projeto “Teus Imaginarius Meus” será um importante contributo para perceber qual o potencial do imaginário de cada um e do coletivo, podendo mesmo servir de inspiração ao próprio Festival Imaginarius e ao processo de transformação da realidade.
Ana Madureira tem um percurso ligado ao teatro, dança, música e ilustração. Como intérprete e ilustradora, tem colaborado com a companhia portuguesa Circolando e com o CEM – Centro Em Movimento.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade.

terça-feira, 27 de março de 2012

La Fura projectam o futuro

La Fura dels Baus querem criar 5000 empregos e transformar-se numa espécie de Cirque du Soleil da Europa... força nisso! 

«Quiero montar un espectáculo con gravedad cero, dejando a los actores flotando en el aire. Esta idea y otras futuras nos permitirán crear 5.000 puestos de trabajo. Ese es mi empeño. Veo a muchos amigos y familiares desesperados, en paro. No puede ser. Ahora toca usar la creatividad para crear empleo. Si el Cirque du Soleil lo ha conseguido, consolidándose como una gran empresa y cotizando en bolsa, La Fura también lo logrará.» 
@ emprendedores.es

sábado, 24 de março de 2012

Artistas já preparam Festival Imaginarius

Encenadores, coreógrafos, artistas plásticos e músicos já ensaiam para a 12ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, que se realiza de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade. Este ano, são cinco os projectos que envolvem a participação da comunidade local. Três são criações próprias do Festival e dois serão apresentados pela primeira vez no formato rua.


Lee Beagley, encenador inglês, já se encontra em Santa Maria da Feira, onde está a criar um espetáculo de raiz para o Imaginarius com as estruturas artísticas locais, cruzando o trabalho de várias companhias feirenses. Um projeto multidisciplinar, que mistura música e teatro físico. O encenador é mundialmente conhecido pelos projectos teatrais que desenvolve em espaços não convencionais e que permitem uma aproximação do público aos actores.

Duas adaptações para rua  
A coreógrafa Filipa Francisco está a trabalhar com dois ranchos folclóricos de Santa Maria da Feira no âmbito do espectáculo “A Viagem”, que será apresentado pela primeira vez em formato rua no Festival Imaginarius. A equipa artística está a desenvolver um trabalho in loco com bailarinos e músicos profissionais de arte contemporânea e bailarinos e músicos dos ranchos folclóricos envolvidos. “A Viagem” é uma fusão de dança contemporânea com folclore.  
Também a coreógrafa Madalena Victorino vai adaptar “Vale” ao formato rua, especificamente para o Festival Imaginarius, com a participação de gente da comunidade. Um espectáculo de dança contemporânea que reúne num mesmo palco bailarinos e músicos profissionais e um grupo de aproximadamente 40 pessoas, de todas as idades. A direcção musical é de Carlos Bica, que toca ao vivo neste espetáculo. Em 2010, Madalena Victorino venceu o Prémio Autores para a Melhor Coreografia com “Vale”.  

Colectivo de 400 pessoas  
Em preparação para o Festival Imaginarius está ainda o projecto “Imaginar o Futuro”, que vai juntar várias orquestras comunitárias de Portugal, dirigidas por Aleksandar Caric, director artístico da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira. O desafio passa por criar um espectáculo multidisciplinar que, para além da fruição musical, difunda outras linguagens artísticas. A diversidade e a inclusão social são o mote para este projeto que está a ser construído colectivamente, resultado do encontro entre vários projetos artísticos e comunitários promovidos ao longo de vários meses. 

Antes e durante o Festival, a artista plástica Ana Madureira vai povoar a cidade com “Meus Imaginários Teus”, através de várias intervenções no espaço público. Em três residências artísticas com crianças, jovens e seniores do Concelho, Ana Madureira proporciona uma viagem pelos territórios dos segredos e das ideias mais escondidas e absurdas de cada um.

Uma marca diferenciadora
Os projectos que envolvem a comunidade artística, escolar e outras comunidades locais continuam a ser uma marca diferenciadora do Imaginarius e assumem um lugar de relevo na programação do Festival. Este ano, entre criações originais e adaptações ao contexto de rua, celebra-se a capacidade criativa das gentes e territórios de Santa Maria da Feira, e artistas nacionais e internacionais, num elogio à ideia de que a imaginação pode superar as barreiras do real.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Antwerp Gipsy - Ska Orkestra no Imaginarius 2012


Dos balcãs para o Imaginarius 2012… perdão, da Bélgica com os ritmos gipsy da Europa de Leste, a Antwerp Gipsy - Ska Orkestra anuncia na sua agenda que virá a Santa Maria da Feira para participar no Festival Internacional de Teatro de Rua, no dia 26 de Maio.
Na véspera, 25 de Maio, actuarão em Lisboa na Rock Street do Festival Rock in Rio, no Parque da Bela Vista.





segunda-feira, 19 de março de 2012

"A Viagem" no Imaginarius 2012


A VIAGEM é uma criação desenvolvida pela coreógrafa e performer Filipa Francisco com grupos de dança tradicional portuguesa e bailarinos de dança contemporânea. Depois de uma primeira fase de investigação com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos (Torres Novas), Filipa Francisco esteve um mês e meio em residência na Corredoura. Projecto desenvolvido em parceria com a Guimarães 2012. 
O desejo de trabalhar com grupos de dança tradicional nasceu na Palestina: ”Ao assistir a vários espectáculos em pequenas aldeias da região, apercebi-me que a dança tradicional toca questões tão actuais como entidade, género e liberdade. O acto de dançar para estes jovens de Ramallah era na verdade um grito de liberdade, uma forma de se libertarem das duras memórias da guerra”. 
O processo de construção d’ A VIAGEM estabelece pontes entre ‘mundos’ que não se cruzam nem dialogam com frequência e estimula o público para novas formas de fruição cultural, quer do objecto artístico, quer do património. Promove o encontro entre artistas locais da Cultura Popular e artistas de Arte Contemporânea, com vista à transmissão de saberes e práticas que visam o enriquecimento mútuo, a manutenção das tradições na modernidade e a sua apropriação e reformulação. A VIAGEM continua em cada localidade com novos costumes, tradições, trajes e cantares de cada grupo folclórico.

O projecto que estreou este fim-de-semana na fábrica ASA, Guimarães, chegará a Santa Maria da Feira, via Imaginarius, nos dias 25 e 26 de Maio.


sábado, 17 de março de 2012

PAN.OPTIKUM no Imaginarius 2012


Continuando a desbravar o primeiro leque de novidades relativas à programação do Imaginarius 2012, atingimos a última etapa. A companhia alemã PAN.OPTIKUM anuncia que estará em Santa Maria da Feira nos dias 25 e 26 de Maio com o seu projecto TRANSITion.
Esta co-produção com os catalães EFIMER inspira-se na obra do libanês Wajdi Mouawad «Le soleil ni la mort ne peuvent se regarder en face» e encara a água, o fogo, o novo circo e a multimédia como  elementos base de um projecto que interage de forma incrível com o público, chegando mesmo a "roubar-lhe" o seu espaço.
Uma produção de 2009, que já passou por vários locais de culto das artes de rua europeias, com destaque para a Fira de Tárrega em 2009 e o Festival Chalon dans la Rue em 2010.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Bash Street Theatre no Imaginarius 2012

A comédia burlesca dos britânicos Bash Street Theatre chega a Portugal via Imaginarius 2012.
A companhia anuncia que nos dias 26 e 27 de Maio marcará presença em Santa Maria da Feira com a sua nova produção "The Strongman".
Embora careça de confirmação oficial, no dia 26 de Maio o Imaginarius poderá mesmo receber a premier deste espectáculo. Ou seja, uma estreia absoluta estará a caminhar para uma edição histórica do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

[7 ABR 2012: espectáculo removido do agendamento da companhia]

Cirque Hirsute no Imaginarius 2012


"Le Blues de la Mancha" é o espectáculo que os franceses Cirque Hirsute prometem trazer a Santa Maria da Feira, no âmbito do Imaginarius 2012, de 25 a 27 de Maio.
Esta nova produção apresenta-se como um delirante projecto de circo contemporâneo que promete deliciar miúdos e graúdos durante cerca de 1 hora. Em resumo, e levantando um pouco do véu, D. Quixote de la Mancha foi a inspiração para este espectáculo que promete marcar pelo seu verdadeiro cocktail musical.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Footsbarn Theatre actuam em Maio em Portugal

O espectáculo "Tempête Indienne" da companhia Footsbarn Theatre, co-produzido com a Guimarães 2012, estreia em Portugal em Maio. As apresentações estão marcadas para Guimarães e para o Porto, integrado no FITEI.








Guimarães
21 a 23 de Maio
20h30
Chapiteau a instalar no Parque Desportivo de Creixomil

Porto
28 e 29 de Maio
18h30
Mosteiro de S. Bento da Vitória

Grotest Maru no Imaginarius 2012


A companhia alemã Grotest Maru anuncia que irá trazer a Santa Maria da Feira o seu novo espectáculo "Timebank", no Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua. Segundo a agenda da companhia, as apresentações decorrerão nos dois primeiros dias do festival, 25 e 26 de Maio.
"Timebank" é um jogo coreográfico no espaço público. Um projecto de cumplicidades, onde o público é convidado a viver em diferentes velocidades, percepcionando diferentes perspectivas do tempo. Uma abordagem contemporânea e futurista da dança, aliada a conceitos mais teatrais e performativos, transformando o espaço público num local de partilha.


Titanick voltam a trazer Firebirds a Portugal

Há 10 anos o espectáculo Firebirds dos alemães Titanick encerrou a edição 2002 do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Em 2012, a companhia anuncia o regresso do projecto a terras lusas. A actuação em Lisboa anuncia-se para 31 de Maio próximo.

Quem não se lembra da famosa "guerra" da máquinas voadoras junto à margem do Rio Cáster e com o maior aguaceiro da história do festival? Agora personagens bem conhecidas de todos nós rumam à capital.


Imaginarius 2012 a ganhar forma...


Quando faltam dois meses e meio para aquela que se anuncia como uma edição histórica do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira (com novo figurino e muitas inovações), o Rua D'Emoções conseguiu, através das companhias, a confirmação de 4 dos projectos a apresentar no centro histórico de Santa Maria da Feira de 25 a 27 de Maio de 2012. Assim, ao longo dos próximos 2 dias, em horários aleatórios, surgirão neste blogue 4 publicações com as novidades possíveis até ao momento.

Para já, ficam as quatro áreas de intervenção no espaço público representadas pelos projectos que aqui serão divulgados:
- circo contemporâneo;
- teatro burlesco;
- dança contemporânea;
- teatro de estruturas.

domingo, 4 de março de 2012

Imaginarius 2012 Promovido no Porto

Imagem: Jornal de Notícias
A caminhada rumo ao Imaginarius 2012 está cada vez mais viva. Depois da passagem pelo Flea Market, em Fevereiro, os EZ "invadiram" agora a Rua Passos Manuel (Porto), em pleno Festival Vodafone MexeFest, para promover a edição 2012 do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
De 25 a 27 de Maio a cidade de Santa Maria da Feira volta a transformar-se num palco gigante.

quinta-feira, 1 de março de 2012

"Mais Imaginarius" regista 57 candidaturas

O desafio lançado este ano pelo festival Imaginarius à comunidade artística nacional e internacional para apresentar projectos de intervenção no espaço público de Santa Maria da Feira, através do “Mais Imaginarius”, registou 57 propostas artísticas, sendo 31 nacionais e 26 internacionais. Até ao final de Março será divulgada a lista dos projectos seleccionados. 

Pelo quarto ano consecutivo, o ‘Mais Imaginarius’ aposta na promoção da criação emergente em paralelo com a programação oficial do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, contemplando a participação de vários criadores e formas artísticas no Festival, desde Teatro, Dança, Música, Circo, Artes Visuais, Performance e Multidisciplinar. 
Das 57 propostas apresentadas serão seleccionados os projectos que melhor traduzem a pertinência e a inter-relação com o espaço público nestes sete domínios. Os resultados serão divulgados até ao final de Março. 

‘Mais Imaginarius’ 
Esta componente do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua tem vindo a afirmar-se nos últimos anos, desafiando e abrindo espaço a propostas arrojadas de jovens artistas, nacionais e internacionais, que proponham caminhos artísticos que questionem o público nas suas percepções. 
A diversidade, quantidade e qualidade dos projectos apresentados até agora no âmbito do “Mais Imaginarius” revelam a vontade dos artistas de ocuparem o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem. 
O “Mais Imaginarius” foi criado para apoiar e promover criações artísticas que estimulem processos de transformação cultural. Visa ainda estimular a apresentação de propostas artísticas em espaços não convencionais, incentivar novas abordagens ao território de Santa Maria da Feira, privilegiando propostas que questionem a comunidade local, e activar e aprofundar o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.

Diz que sim... IMMORTAL anda por aí!

Diz que podemos estar tranquilos e não será preciso aguardar muito pelas tão ansiadas novidades... e mais não digo. Ou melhor digo apenas que depois de Madrid (26 a 29 Dezembro 2012) haverá mais por aí...