quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Move.AR – Mostra de Artes de Rua de Setúbal

A Move.AR – Mostra de Artes de Rua de Setúbal está de volta à cidade, com novidades e muita animação. Concentradas no dia 22 de setembro, entre as 10h e as 23h, as atividades decorrem na placa central da Avenida Luísa Todi, no Centro Histórico e no restaurante Passo do Olival, celebrando as artes criadas para o espaço público.
O Teatro do Elefante organiza a Mostra e participa com alguns dos seus projetos, bem como artistas e estruturas convidadas.
Estimular múltiplos modos de articulação entre as diversas formas de arte, no campo da criação artística contemporânea, para o espaço público, um conceito que se mantém desde 2009, iniciado com o ‘I Concurso de Estátuas Vivas de Setúbal’.
O Programa de 2012 começa pelas 10h no Largo da Ribeira Velha, com  Pintura em parceria com o projeto ‘Mãos Dadas’, a decorrer no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, em que a participação de todos é bem vinda.
A partir das 10h30 e das 17h30 as ruas da Avenida Luísa Todi e do Centro Histórico enchem-se de música e cor com a animação de rua ‘Irmãos Esferovite’, um quarteto de palhaços que surpreende comnúmeros de malabarismo, equilibrismo, acrobacia e um reportório musical composto por músicas originais e versões que passam pelo o universo da banda desenhada, e do circo. Ainda no período da manhã a placa central é o palco do projeto ‘Teatro de Feira’, pelo Teatro do Elefante, que convida todos a ouvir e descobrir uma história ‘À Velocidade da Luz’, e ainda a lenda ‘A Filha do Senhor Avaro’.
As sessões de contos têm um valor simbólico de 1€, dirigem-se a todos os públicos e decorrem pelas 10h30 e pelas 15h.
A tarde de sábado é marcada pela presença da Estátua Viva ‘Staticman’, que regressa a Setúbal depois de ter batido o record mundial no passado sábado em Tomar, com o tempo de 5hr,5mnt,e 6 seg. O recordista presenteia o público setubalense juntando-se à Move.AR a partir das 17h no Largo da Ribeira Velha.
Às 18h as ilustres figuras ‘Sr. Q e Dona Ofélia’ percorrem as ruas do Centro Histórico, Sr. Q, mentiroso de profissão é, também, um contador de histórias antigas, mobiliza massas de gente, fazendo-se acompanhar do seu fiel megafone verde, Dona Ofélia, profissional da promoção de boas práticas, desloca-se de bicicleta e partilha os seus princípios ecológicos das formas mais inesperadas e divertidas.
O dia aproxima-se do fim com a Conversa ‘Sorrir na Palestina’, dinamizada pela Associação Nuvem Voadora, a partir das 21h no restaurante Passo do Olival, onde é exibido o documentário ‘Clowning Palestine’ sobre a participação dos ‘Irmãos Esferovite’ no Festiclown Palestina. A conversa que visa mostrar como um exército de narizes vermelhos pode assumir um papel interventivo e de esperança nas diferentes sociedades, em particular naquelas em que não está garantido o integral cumprimento dos direitos humanos.
A Move.AR termina com a Festa das Artes de Rua, a partir das 22h no restaurante Passo do Olival, animada pela música de The Caravan Trip, trio composto por – João Manata na guitarra e voz, João Figueiras na bateria e o baixo de Daniel Manata. Convidamos todos a partilhar a sua música, celebrar a rua e a arte, a resistir à solidão, a mover o mundo e a juntarem-se ao Teatro do Elefante.

A ‘Move.AR – Mostra de Artes de Rua de Setúbal’ decorre no dia 22 de setembro, é organizada pelo Teatro do Elefante, contando com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal. As ações são de participação gratuita e dirigem-se para todas as idades. Informações podem ser cedidas pelos contatos da Estrutura, 265 535 640, 927 751 881 ou elefante@teatrodoelefante.net.

@ Gazeta dos Artistas

Sem comentários: