segunda-feira, 19 de março de 2012

"A Viagem" no Imaginarius 2012


A VIAGEM é uma criação desenvolvida pela coreógrafa e performer Filipa Francisco com grupos de dança tradicional portuguesa e bailarinos de dança contemporânea. Depois de uma primeira fase de investigação com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos (Torres Novas), Filipa Francisco esteve um mês e meio em residência na Corredoura. Projecto desenvolvido em parceria com a Guimarães 2012. 
O desejo de trabalhar com grupos de dança tradicional nasceu na Palestina: ”Ao assistir a vários espectáculos em pequenas aldeias da região, apercebi-me que a dança tradicional toca questões tão actuais como entidade, género e liberdade. O acto de dançar para estes jovens de Ramallah era na verdade um grito de liberdade, uma forma de se libertarem das duras memórias da guerra”. 
O processo de construção d’ A VIAGEM estabelece pontes entre ‘mundos’ que não se cruzam nem dialogam com frequência e estimula o público para novas formas de fruição cultural, quer do objecto artístico, quer do património. Promove o encontro entre artistas locais da Cultura Popular e artistas de Arte Contemporânea, com vista à transmissão de saberes e práticas que visam o enriquecimento mútuo, a manutenção das tradições na modernidade e a sua apropriação e reformulação. A VIAGEM continua em cada localidade com novos costumes, tradições, trajes e cantares de cada grupo folclórico.

O projecto que estreou este fim-de-semana na fábrica ASA, Guimarães, chegará a Santa Maria da Feira, via Imaginarius, nos dias 25 e 26 de Maio.


Sem comentários: