sábado, 8 de janeiro de 2011

Workshop de Construção de Marionetas


22 e 29 de Janeiro de 2011
Esponja - Construção de Marionetas

público alvo maiores de 12 anos

duração aproximada 14 hrs

Os elementos da Companhia possuem uma forte formação plástica e tal reflete-se na diversidade de ações de formação que a mesma disponibiliza ao público. O principal motivo para a criação destas actividades é essencialmente o esclarecimento do público no que toca a certos aspetos que cunharam e ainda cunham a marioneta. É através deste esclarecimento na forma de ação de formação que a Companhia tem introduzido o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos vastos e motivando-os a conhecerem cada vez mais esta fascinante arte. Já a formação mais específica para profissionais da área, ou de outras de igual modo artísticas, vem também combater essa grave lacuna a nível nacional evidenciando-nos portanto como uma estrutura que além de criar ensina a criar, sem reservas. Todos os géneros de marionetas trabalhadas nestas ações foram já explorados anteriormente nos espetáculos da companhia e são resultantes da investigação aprofundada das técnicas e materiais de que se constituem.

sinopse
Nos ateliês de construção de marionetas de esponja, os participantes aprendem os fundamentos básicos de criação em esponja e as técnicas primárias de modelação da mesma pelo corte, dobragem e colagem, a partir das quais será possível criar todo e qualquer volume tridimensional.
A formação inicia com a experimentação através da criação de diversos objectos simples que são depois assemblados de forma a criar um ser. Apreendidos estes conhecimentos parte-se para o desenho de uma personagem, a desconstrução desta em sólidos simples e a sua construção.
Sendo que a imaginação de cada um será o único limite imposto à criação da marioneta, as formas resultantes são variadas e infinitas.

data local

22 Jan' 11 » 10.00~13.00
ATELIER01 - Póvoa de Varzim

22 Jan' 11 » 14.30~18.30
ATELIER01 - Póvoa de Varzim

29 Jan' 11 » 10.00~13.00
ATELIER01 - Póvoa de Varzim

29 Jan' 11 » 14.30~18.30
ATELIER01 - Póvoa de Varzim

Sem comentários: