quinta-feira, 19 de março de 2009

Work in Progress 0.9

Assim se apelida o projecto de criação dos espanhóis La Fura dels Baus com um grupo de jovens feirenses. As primeiras apresentações desta produção em fase de crescimento decorrem este fim de semana na Biblioteca Municipal. As sessões decorrem Sábado e Domingo às 19h30, com entrada gratuita, mas limitada a 45 pessoas.

Esta residência, promovida pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR), sediado em Santa Maria da Feira, centrou-se na linguagem oral, escrita e tecnológica/virtual, e pretendeu envolver os participantes na metodologia criativa da companhia catalã.

“Numa sociedade onde as novas tecnologias estão a moldar a nossa forma de comunicar, é fundamental alargar as possibilidades de expressão e de percepção da linguagem dos nossos jovens participantes e, em conjunto, procurar formas de enriquecer a nossa cultura”, explicava do director da companhia La Fura dels Baus, no arranque do workshop.

A realização desta residência permitiu envolver os participantes na exploração das diferentes formas de expressão, procurando o potencial de cada um, e combiná-las entre si. Esta pesquisa foi realizada num contexto multidisciplinar, porque a linguagem Furero abrange as várias vertentes da acção cénica (actor, novas tecnologias, vídeo, materiais, espaço, luz, música, entre outros), desenvolvendo-se a partir de uma dramaturgia rítmica, essencial na linguagem de La Fura dels Baus.

Os interessados em assistir à apresentação de “Work in Progress 0.9” deverão levantar os bilhetes/convite na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, até duas horas antes do espectáculo. As reservas poderão ser feitas através do telefone 256 377 030 ou e-mail bmfeira@gmail.com.

Sem comentários: