sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Novidades Imaginarius 2009 e Centro para a Criação em Teatro e Artes de Rua

O jornal Público, desde muito cedo parceiro do Imaginarius, apresenta na edição de ontem um conjunto de novidades no que às artes de rua diz respeito.
Se para muitos a afirmação final de Santa Maria da Feira como Capital das Artes de Rua dependeria do Centro para a Craição em Teatro e Artes de Rua, a resposta final chega agora com os parceiros do projecto.

Segundo o diário nacional "companhia catalã La Fura dels Baus será uma das consultoras do Centro de Criação para o Teatro e as Artes de Rua, estrutura única no país no género que vai nascer em Santa Maria da Feira".
A parceria faz-se mostrar já nas próximas semanas, uma vez que "Jürgen Müller, um dos directores artísticos do grupo espanhol, coordenará uma residência de criação com cerca de 20 jovens dos 15 aos 18 anos, de três escolas da Feira, baseada no Memorial do Convento de Saramago e concebida para o espaço da biblioteca municipal".
"Müller chega à Feira a 7 de Março e o espectáculo deverá ser apresentado no final desse mês. Trata-se de um work in progress, que será retomado em Outubro, centrado nas novas formas de comunicação.

Entretanto confirma-se o projecto que La Fura trarão a Santa Maria da Feira, integrado no Imaginarius 2009... Imperium chega finalmente a Portugal.



Mas o Público avança mais novidades... "Oliviero Toscani, mentor e fotógrafo da emblemática campanha da Benetton, Ernõ Rubik, o húngaro que inventou o cubo mágico, e Eugenio Barba, fundador do Odin Teatret da Dinamarca, serão outros consultores do centro artístico. A lista de parceiros, que ainda não está fechada, inclui ainda a Faculdade de Belas-Artes do Porto, o Teatro do Bolhão e o Instituto de Antropologia da Universidade de Roma."
"Apesar de o centro de criação ainda não existir como estrutura física, o trabalho já começou. Recentemente, foi aberto o concurso de concepção do equipamento pela Câmara da Feira e o projecto será objecto de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, num investimento na ordem dos cinco milhões de euros."
"O centro de criação pretende preencher um vazio que existe em Portugal em relação às formas de expressão artística que incidem no espaço público. Falta uma estratégia nesta área, que tem potencialidade de oferta e de procura. Pretende-se também dar um contributo importante no debate, a nível europeu, sobre o papel das artes de rua na sociedade de hoje", adianta Renzo Barsotti, director artístico do Imaginarius.
O espaço deve, por outro lado, funcionar como um "centro de incubação da criatividade da Região Norte, criando condições para que pessoas criativas possam desenvolver os seus projectos", acrescenta o director do Imaginarius. Assume-se, por isso, como um pilar do cluster das indústrias criativas da região, assente na criação e difusão de projectos e que quer encontrar um equilíbrio entre a oferta e a procura. A difusão dos trabalhos está, aliás, assegurada. "Os espectáculos, as obras de arte, os projectos vão ter imediato acesso à difusão através do Imaginarius, um dos clientes do centro juntamente com outros festivais nacionais e internacionais", garante Barsotti. "Neste momento, existe uma grande diferença entre o número de pessoas formadas em actividades criativas e os negócios criados", observa. A aposta económica nos jovens artistas é uma componente do projecto, através da promoção do acesso ao microcrédito".

Começam, então, a surgir todas as condições para a criação de um centro artístico por excelência que elevará a um exponente nunca antes imaginado o panorama cultural da cidade de Santa Maria da Feira.

Sem comentários: