terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Faltam 100 dias para o Imaginarius 2009

Este ano tudo se começa a saber muito mais cedo. A 100 dias do início da 9ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, La Fura dels Baus são já divulgados como destaque do Festival. Entretanto a "investigação" Rua D'Emoções já deu frutos e também já podemos avançar a presença dos franceses Malabar no primeiro dia do Festival. Circolando ("Casa Abrigo") e Trigo Limpo - Teatro ACERT ("A Fabulosa História de Menino Chamado Pinóquio") são também certezas na programação.
Em ano de muitas novidades, os projectos de integração da comunidade são mais que muitos (regresso da "Instável Orquestra", Projecto Pinóquio, Projecto Texturas e a etapa final do Projecto Odin, da responsabilidade da companhia dinamarquesa com o mesmo nome)... e como seria de esperar o Imaginarius volta a crescer. "Mais Imaginarius" é um projecto de integração da comunidade artística no Festival. Amadores e profissionais em afirmação terão direito ao seu espaço para se apresentarem durante os 4 dias de festival. E artistas plásticos tomarão conta da cidade durante 3 semanas. O maior festival de rua português transforma-se numa gigantesca festa... Santa Maria da Feira reafirma-se a Capital Nacional das Artes de Rua e transforma-se numa verdadeira cidade das artes.

Naquele que me atrevo a designar de ano de afirmação total do Imaginarius muito mais haverá para contar. Confirmar-se-à a estreia dos All About Dance com um espectáculo de rua no Imaginarius? Trarão os La Fura um novo espectáculo para nos por a olhar para o céu? Ou veremos pela primeira vez em Santa Maria da Feira a vertente mais carnal, obscena e menos civilizada da célebre companhia catalã? Será possível envolver toda a cidade no projecto "Mais Imaginarius"? Entremos na contagem final... já só faltam 100 dias para esclarecermos todas as dúvidas e darmos as boas vindas ao Imaginarius 2009.

Sem comentários: