domingo, 25 de março de 2007

Novidades Imaginarius 2007

O JN na sua edição de hoje levanta um pouco do véu sobre 7ª edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira que decorre de 17 a 19 de Maio pelas Ruas e Praças da cidade. Para além dos dois projectos já anteriormente divulgados, José Pina - Director do festival divulga um pouco mais, mas sem entrar em pormenores. Deixo aqui o texto publicado com o JN que permite antever uma edição em cheio para o Imaginarius.

As Tradições do Casamento

São ucranianos, vivem na freguesia de Gião e, para já, são os únicos com presença garantida numa iniciativa invulgar lançada pela direcção do Imaginarius. Seguindo os rituais da Igreja Ortodoxa, Nataliya Rybalkina e Anatoli Zadorozhnyy vão casar a 19 de Maio e, nesse mesmo dia, farão parte da grande parada nupcial inserida no festival de teatro de rua de Santa Maria da Feira.Se as previsões não falharem, outros dois matrimónios serão oficialmente celebrados no âmbito do projecto "Teatro e Casamento na Europa" um pela Igreja Católica e outro segundo os cerimoniais muçulmanos. O objectivo não é fazer um espectáculo, nem explorar a componente religiosa. "O que se pretende é retratar aquilo que é a grande vertente tradicional à volta do casamento - a parte social, em que se incluem os convidados e as roupas", explica ao JN José Pina, director do Imaginarius.Por esse motivo é que, apesar do envolvimento da autarquia em questões de logística, só o desfile dos noivos está incluído no programa do evento. O cortejo vai ser enriquecido com a perspectiva etnográfica dada por ranchos folclóricos de todo o país, que vão exibir trajes do século XIX. Haverá música a acompanhar e espera-se que, "à medida que a marcha for avançando, as pessoas participem, colocando colchas nas janelas, oferecendo prendas ou lançando flores", conclui.O projecto "Teatro e Casamento na Europa" resulta de uma candidatura conjunta apresentada no âmbito do programa Cultura 2000 sob a liderança da Câmara da Feira. Prevê a realização de iguais iniciativas em Itália, Espanha e Irlanda.
http://jn.sapo.pt/2007/03/25/cultura/as_tradicoes_casamento.html

"Donzela" de croché à espera que a resgatem do Castelo

Aideia era recuperar uma arte que se julgava perdida em cima de um móvel ou no fundo de uma gaveta. Só que, afinal, essa arte não está tão perdida quanto isso. A prová-lo estão centenas de mulheres de Santa Maria da Feira que responderam ao desafio de fazer uma colcha gigante em croché, enriquecendo com o manejar do algodão e da agulha o projecto concebido por Joana Vasconcelos para a sétima edição do Imaginarius, festival de teatro de rua que se realiza de 17 a 19 de Maio.Principal instalação urbana do evento, o manto de croché que vai ser colocado no castelo da Feira está a ser elaborado "com muito entusiasmo", nas palavras de Joana Vasconcelos, que pela primeira vez conta com um número tão significativo de colaboradores. Entre mulheres e crianças - estas responsáveis pela confecção dos flocos -, são cerca de 500 as pessoas que se dedicam à "Donzela", assim denominada pela criadora "porque há sempre uma donzela num castelo à espera de ser salva".O projecto até gerou uma certa competição entre as 31 freguesias do concelho. "Isto é uma bola de neve. Umas senhoras trazem as outras e assim vão-se incentivando", refere Lisete Costa, da Divisão Social da Câmara da Feira. No seu entender, o mais complicado até agora tem sido fazer a junção das rosetas, "porque cada pessoa tem o seu ponto".No grupo da Casa da Juventude de S. João de Ver, a tarefa de unir as rosetas está a cargo de Graça Pereira, que vê o seu trabalho facilitado pelos 30 anos que dedicou à arte. Tal como Dona Mariazinha, que sabe bordar desde tenra idade. Aliás, tirando o facto de algumas não pegarem nas agulhas havia tempos, nenhuma destas mulheres se mostra frouxa. "Desenferrujou-se um bocado", atira Graça, enquanto Iolanda aproveita para dizer que o grupo está a pensar "fazer outras coisas em croché" ou juntar-se para "as culinárias". Deste trabalho comunitário vão resultar 12 colchas com motivos diferentes, que serão depois unidas e electrificadas por Joana Vasconcelos, formando-se uma manta gigante. "À noite, será uma linha de luz. De dia, uma coisa muito texturada", diz a artista.
http://jn.sapo.pt/2007/03/25/cultura/donzela_croche_a_espera_a_resgatem_c.html

Outras instalações e estreias de cinema

A sétima edição do Imaginarius irá caracterizar-se pelo "recuperar de tradições e o alertar para áreas muito sensíveis do dia-a-dia do cidadão, como o ambiente e o consumo". A garantia é dada por José Pina, director do evento, que salienta o facto de estarem programadas outras instalações de arte urbana além da colcha concebida por Joana Vasconcelos. Uma delas, afirma, será "totalmente inovadora e permitirá uma grande interacção com o público". Sem levantar muito o véu sobre este projecto em concreto, o mesmo responsável refere que "as pessoas vão poder usar" a referida instalação, que será elaborada com recurso às novas tecnologias. Uma das grandes apostas deste ano reside na "produção nacional a nível de teatro de rua", afirma José Pina, acrescentando que haverá "nomes muito fortes do teatro e de outras áreas da cultura a nível europeu, inclusivamente no 'clown' e no cinema", com a projecção de filmes em estreia nacional.
http://jn.sapo.pt/2007/03/25/cultura/outras_instalacoes_e_estreias_cinema.html

sábado, 24 de março de 2007

Manta Gigante no Imaginarius

Cerca de 500 mulheres e crianças das 31 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira estão, há vários dias, a dar o seu contributo para a instalação que a artista plástica Joana Vasconcelos está a desenvolver no âmbito Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorre de 17 a 19 de Maio. O objectivo é fazer uma colcha gigante em croché, que vai envolver a torre de menagem do Castelo. As mulheres juntam-se em grupos, nas IPSS, juntas de freguesia e colectividades locais para fazerem rosetas em croché, que depois serão unidas, formando uma colcha gigante. As crianças das escolas do 1º Ciclo estão responsáveis pela elaboração dos flocos da colcha.

A instalação de Joana Vasconcelos pretende recuperar a tradição portuguesa de, em dias de festa, colocar à varanda das casas as melhores colchas de croché, feitas pelas mulheres da família. Sendo um produto colectivo das gentes da Feira, esta colcha gigante, que está a ser feita manualmente, será estendida na torre de menagem do Castelo, a “varanda” do mais emblemático monumento do concelho.

A colcha gigante é formada por diversas colchas brancas de croché, redondas, unidas entre si, que serão agregadas a uma estrutura de cabos de aço que as vai manter esticadas, com uma forma definida, como se essa colcha estivesse estendida na ‘varanda’ do Castelo. Por entre o croché será colocada uma série de luzes que vão iluminar os desenhos, destacando-os e tornando esta obra visível ao longe. Trabalhadas por mulheres de Santa Maria da Feira, as colchas são uma forma de envolver a população de todo o concelho na criação desta obra de arte e no Imaginarius, enfatizando o valor do trabalho manual.

As colchas que estão a ser produzidas manualmente têm entre um metro e um metro e meio de diâmetro, sendo que as rosetas são feitas em linha branca Aguia, número seis, com agulha de croché número dois. O objectivo é que os grupos participantes façam rosetas de vários tamanhos e motivos, de forma a enriquecer a criação artística.

Joana Vasconcelos

A passagem de Joana Vasconcelos pela Bienal de Veneza, em 2005, onde apresentou "A Noiva", um lustre feito com centenas de tampões higiénicos, e que foi escolhido como peça principal daquela exposição, tornou-a mais conhecida junto do grande público. Joana Vasconcelos nasceu em Paris em 1971 e formou-se no Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. É considerada uma das mais marcantes jovens artistas portuguesas dos últimos anos.

in Alerta

quarta-feira, 14 de março de 2007

Imaginarius procura Noivos

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira procura noivos que queiram integrar este projecto, celebrando o seu casamento em Santa Maria da Feira e integrando uma Grande Parada Nupcial, no dia 19 de Maio. A organização já confirmou a participação de tradições de casamentos da Irlanda, Roménia e Servia, entre outros.Os interessados devem contactar o departamento de animação da Feira Viva, Empresa Municipal, através do telefone 256 330 902. Apenas um casal será seleccionado. Com “Teatro e Casamento na Europa”, o Imaginarius pretende desenvolver uma análise sobre a instituição casamento, presente em todas as culturas e, por isso, parte integrante de uma herança comum. O momento principal é a «parte festiva do casamento, permitindo redescobrir tradições, mais do que à vertente religiosa dos diferentes rituais ligados à cerimónia». Este projecto é co-organizado por festivais de Portugal, Espanha, Itália e Irlanda, mas envolve artistas e tradições de muitos outros países, como França, Eslováquia, Eslovénia, Polónia, Roménia, Ucrânia, Arménia, Uzbequistão, entre outros. Há três actividades que marcam o projecto “Teatro e Casamento na Europa”: uma Grande Parada Nupcial, produzida em Santa Maria da Feira, no âmbito do Imaginarius, que será apresentada, posteriormente, em Nola (Itália), Granada (Espanha) e Dublin (Irlanda); um Festival Itinerante; e uma Exposição Fotográfica. «Conciliar rituais antigos e contemporâneos em torno do casamento, do seu cortejo e da sua celebração permite o diálogo entre as diferentes gerações e as populações oriundas de áreas geográficas e culturas diferentes», segundo a organização. A sétima edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua realiza-se nos dias 17, 18 e 19 de Maio, nas ruas de Santa Maria da Feira.

in OLN